AS MARCAS E OS MODELOS DE TÊNIS ENTRE OS 50 PROFISSIONAIS NA CORRIDA
TRIATHLON MASCULINO EM TÓQUIO: Nos últimos Jogos Olímpicos que aconteceram no Rio de Janeiro em 2016, nós que acompanhamos o triathlon, vimos o fim de uma era dos tênis de competição de perfil baixo de entressola em se tratando de Olimpíadas.
Com o lançamento do primeiro modelo de competição com placa de carbono em Outubro de 2017, o qual foi o Nike Vaporfly 4%, os triatletas profissionais praticamente aposentaram os seus modelos de perfil baixo sem placa.
Desde então, os modelos com placa de carbono tem dominando o circuito mundial de triathlon olímpico, assim como as provas de longa distância como o Ironman 70.3 e Ironman.
Na competição masculina que ocorreu no último Domingo Dia 25/07/21, dos 50 profissionais que iniciaram os 10km de corrida, 49 finalizaram a prova e todos correram com modelos de placa de carbono.
NIKE MANTÉM A HEGEMONIA ENTRE AS SETE MARCAS PRESENTES NOS PÉS DOS TRIATLETAS
Desde que o modelo ASICS Metaspeed Sky foi lançado no início deste ano de 2021, uma quantidade considerável de triatletas profissionais patrocinados ou não pela ASICS, começou a utilizá-los em competições.
Dos que não tem patrocínio de marca de tênis e que competiam de Vaporfly ou Alphafly, migraram para o Metaspeed Sky.
Considerando que a resposta do Metaspeed é semelhante principalmente ao Vaporfly, além de ser um pouco mais estável e vestir melhor.
Particularmente, tive esta percepção.
Na prova masculina a Nike manteve a hegemonia com 56% dos modelos utilizados, sendo 19 pares do Vaporfly Next % (1ª e 2ª edições) e 9 pares do Alphafly Next %.
Apesar da escolha de tênis de corrida ser algo muito particular, tanto para atletas amadores quanto para profissionais, a preferência maior nessa competição, foi pelo Vaporfly, provavelmente pelo calce mais rápido na transição.
Acredito que com a chegada do Metaspeed Sky ao mercado e com a quantidade de triatletas profissionais que vem utilizando o modelo (a grande maioria não tem patrocínio da ASICS), este será o modelo que promete diminuir o domínio principalmente de Vaporfly nas provas, sejam olímpicas ou o triathlon de longa distância.
Veja abaixo os números relacionados aos modelos e marcas utilizados pelos 50 triatletas profissionais que saíram para correr os 10km de corrida após os 1.500 metros de natação e 40km de ciclismo:
NIKE (28 Pares)
19 – Vaporfly Next %
9 – Alphafly Next %
ASICS (13 Pares)
13 – Metaspeed Sky
On Running (4 Pares)
4 – On Cloudboom Echo
Adidas (2 Pares)
2 – Adizero Adios Pro 2
New Balance / Puma / Hoka (1 par cada)
1 – FuelCell RC Elite V2
1 – Deviate Nitro Elite Racer
1 Rocket X
Fique ligado que o próximo artigo será relacionado aos números da prova Feminina do Triathlon nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
* Clique para ler o artigo aqui do Site sobre as escolhas de tênis do passado e da atualidade de alguns triatletas profissionais Artigo Parte 1 e Artigo Parte 2.
Tem 2 comentários
Sugiro a mesma análise, mas apenas com os atletas que não tem patrocínio. Assim veremos realmente a preferência, excluindo a questão remuneração/comercial
Fala Pedro, tudo bem?
Com relação à Nike, somente um atleta tem patrocínio.
Os demais não tem se quer apoio ou patrocínio, sendo uma escolha própria de cada um.
Com relação à ASICS, dos 13 atletas que utilizaram, 4 ou 5 tem algum tipo de apoio, considerando que o vencedor da prova não tem patrocínio da ASICS.
Abs Pedro e obrigado por acompanhar o trabalho.