Da linha de performance da Skechers, este é o 4º modelo com placa de carbono da marca.
Certamente o mais confortável com relação ao amortecimento, não acho que seja o mais responsivo.
SKECHERS GORUN SPEED BEAST – MAIS CONFORTÁVEL DO QUE RESPONSIVO? Em 2022 a Skechers andou um pouco apagada no mercado de tênis de corrida, uma vez que não houve lançamentos que mereceram destaques ou que chamasse a atenção de corredores, mídia especializada, etc.
E esse meu ponto de vista é em uma visão global, e não especificamente com relação ao mercado brasileiro.
E no início de abril a Skechers lançou o modelo Speed Beast, sendo o 4º tênis de performance da marca com placa de carbono.
Lembrando que o 1º lançamento foi o Speed Elite, em seguida o Razor Speed, e por último o Speed Freek que provavelmente foi o modelo que não performou em vendas em todo o mundo.
Analisando o GoRun Speed Beast no meu ponto de vista, apesar de ser um modelo de performance com placa de carbono e totalmente diferente dos modelos com placa de carbono da marca que citei anteriormente, está longe de ser um tênis para rivalizar em igualdade de condições com: Nike Vaporfly e Alphfly, Asics Metaspeed Sky ou Edge, Hoka Rocket X, New Balance SC Elite, Saucony Endorphin 3 e Endorphin Elite e Adidas Adios Pro 3.
A primeira sensação que tive correndo com ele foi exatamente a mesma do já fora de linha Hoka Huaka. Muito semelhante mesmo.
OS DESTAQUES DO SKECHERS GORUN SPEED BEAST
SKECHERS GORUN SPEED BEAST – MAIS CONFORTÁVEL DO QUE RESPONSIVO? A malha de cabedal em mesh é em tecido e veste bem, sem gerar atrito aos pés.
Ainda prefiro o tipo de malha de cabedal presente nos modelos Speed Elite, Razor Speed e Speed Frrek, por ser um material mais leve e absorver menos umidade.
Com relação ao calce, na primeira vez que vesti o tênis, de imediato eu senti a pressão na área do arco do pé.
E na primeira corrida a pressão na área do arco continuou, e que pra mim foi bem desconfortável.
Eu notei a elevação que a palmilha tem exatamente na área medial interna do arco.
Neste modelo a Skechers também tem a tecnologia Hyper Arch, porém no teste que fiz e falo em seguida, este fator do Hyper Arch desapareceu, felizmente.
Eu fiz um teste trocando a palmilha.
Coloquei uma palmilha comum de outro tênis que tenho, e funcionou 100% desaparecendo o desconforto do arco.
Para algumas pessoas a palmilha original do Speed Beast irá atender fazendo o preenchimento do arco sem gerar desconforto, e para outras como eu, se for investir no tênis terá que trocar a palmilha.
O destaque principal fica por conta da nova espuma de entressola Hyperburst Pro, que sem dúvida é mais macia e um pouco mais responsiva do que o Hyperburst, porém como falei no início do artigo, o Speed Beast está longe de competir com os principais modelos de competição com placas de carbono presentes no mercado.
Por fim, o solado impressionou de forma positiva já que a Goodyear não economizou na borracha e as espessuras dos cravos tanto na região do antepé quanto no calcanhar, o que deve fazer com que o Speed Beast tenha uma boa durabilidade de solado.
No geral o Speed Beast irá atender melhor os treinos diários de rodagem, do que propriamente treinos de velocidade e provas.
E um detalhe que no meu ponto de vista está muito fora, é o preço.
Acredito que a Skechers terá de reposicionar o valor para baixo ou talvez terá dificuldade de fazer o tênis girar nas lojas.
Um valor justo que eu entendo para o modelo é R$1.400,00.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Performance
Pisada: Neutra
Peso: 286gr – Tam. 43 Masc
Drop: 4mm (40mm calcanhar / 36mm frente)
Preço: R$1.799,90
- Aproveite para ler os artigos sobre Skechers RAZOR 3 X Skechers SPEED ELITE
Tem 4 comentários
Bom Dia Roehniss
Td bem?
Parabéns pelo seu trabalho.
Procurei por avaliações deste tênis e tive dificuldade em encontrar, fica parecendo que a estratégia da Skechers é muito diferente das outras marcas.
Rodei aproximadamente 97 km com o Speed Beast, entre eles a Maratona do Rio – 2023 e me atendeu perfeitamente. Comecei os teste pré prova nos últimos longos da preparação (24 km) e o Archfit não casou nenhum desconforto. Além disso, comparando com o Racer Carbon utilizado durante a preparação,, percebi a maior estabilidade, o conforto e a “economia” de energia rodando em um pace 10s abaixo dos treinos anteriores. Tive a mesma sensação durante a minha primeira Maratona e fiquei bastante satisfeito com o resultado (4:01:45 – Pace médio 5:43). Com relação ao preço praticado, bastante elevado, consegui por um valor dentro da sua sugestão de preço. Para mim o investimento valeu a pena.
Abraço
Olá Edison, tudo bem? Obrigado pelo seu relato e por acompanhar o trabalho. Abs
Não experimentei este modelo da Skechers, mas pela minha experiência com o Razor 3, imagino que você tenha toda a razão. Acho a responsividade da entressola Hyperburst quase nula, certamente uma das piores do mercado. Mesmo este modelo tendo uma espécie de evolução que é o Hyperburst Pro, a evolução de algo ruim, não deve ser grandes coisas. Escrevo sobre a responsividade/performance, pois em termos de conforto a marca sempre foi um destaque indiscutível.
Olá José, tud bem? Obrigado pelo seu feedback e por acompanhar o trabalho. Abs