SERÁ QUE REALMENTE PODE SER CONSIDERADO UM

“SUPER TRAINER” ?

 

SAUCONY KINVARA PRO: De um tempo para cá os tênis de competição com placa de carbono passaram a ser rotulados por corredores e profissionais que trabalham em marcas esportivas como “super tênis”. 

E desde que alguns tênis construídos para treinos com placa de carbono começaram a chegar no mercado começou o rótulo de “super trainer”.

Se eu não estiver enganado, o 1º tênis desenvolvido para treinos e com placa de carbono foi o Nike Zoom Fly. 

Passado algum tempo, a Asics lançou o Magic Speed, (está na 4ª edição), a New Balance lançou o FuelCell TC (já fora de linha) com placa de carbono, em seguida a Hoka lançou o Bondi X, na sequência a New Balance lançou o FuelCell Supercomp Trainer (atualmente está na 2ª edição).

Assim como outros modelos presentes no mercado atual tanto com placa de carbono, quanto com placa de nylon ou fibra de vidro. 

O Kinvara Pro foi lançado no início de março de 2023 no mercado americano, e em junho deste ano ocorreu o lançamento no Brasil. 

O pouco que li sobre o Kinvara Pro foi quando lançado lá fora e também o feedback de corredores que conheço e que tiveram a oportunidade de viajar para os Estados Unidos e comprar um par do modelo.

Desde que comecei a correr com o tênis, ele não me agradou. Fiz treinos intervalados, um treino longo e alguns treinos de rodagem. 

Um tênis extremamente firme de batida e sem nenhuma sensação de resposta. 

Quero sempre frisar que a sensação ou a percepção que se tem correndo com qualquer tênis, é algo muito particular de cada pessoa. 

Estabelecendo um comparativo com o Kinvara 14 que eu uso e sou muito bem adaptado ao Kinvara regular, se for para fazer um treino longo, ou mesmo correr uma Maratona, sem dúvida que vou com o Kinvara 14 que eu acho firme de batida, mas não “seco” que foi o que senti com o Kinvara Pro.

E entre o Kinvara Pro e o Saucony Endorphin Speed 3 ou mesmo o 4 que já está sendo comercializado nos Estados Unidos e tem placa de Nylon, minha preferência fica com o Endorphin Speed, por ser mais confortável de batida e em treino que tenha estímulo, particularmente sinto que responde mais.

Quem me conhece bem, sabe o quanto gosto da marca Saucony, não só por ter trabalhado na marca, mas também por ser a 1ª marca de tênis importado que tive quando comecei a correr no final dos anos 90. 

O fato do Kinvara Pro ter a mesma espuma presente no Endorphin Pro, da altura de entressola estar mais alta o que naturalmente é uma condição do tênis gerar mais amortecimento, eu realmente não sei o que deixou ele seco de batida. 

Não sei se o posicionamento da placa de carbono está mais próximo da superfície do chão, o que pode também  deixar o tênis firme. 

O fator mais positivo presente no Kinvara Pro, eu diria que é a estabilidade. 

Para quem é adaptado a um tênis bem firme de batida e que prioriza ou “precisa” de estabilidade (considerando corredores pronadores), o Kinvara irá atender de forma perfeita. 

E mais um fator de destaque é o conforto de calce e o quanto que a malha de cabedal oferece suporte e segurança para os pés. 

Se eu fosse os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do Kinvara Pro, me preocuparia em deixar a próxima edição macia, na proporção pelo menos do que é o Saucony Endorphin Speed. 

Caso contrário não sei se o Kinvara Pro terá uma vida longa, como tem o Kinvara “regular”, que está na 15ª edição. 

E lembrando aos triatletas que pensam em investir no Kinvara Pro para correrem em provas de Ironman 70.3 e Ironman, que o tênis está proibido pela WTC (World Triathlon Corporation), órgão responsável pela marca Ironman, em razão da altura da entressola passar dos 40mm na área do calcanhar.

 

FICHA TÉCNICA

Categoria: Trainer Performance

Pisada: Neutra

Drop: 8mm (42mm calcanhar / 34mm frente)

Peso: 302gr – Tam 42

Valor: R$1.400,00

 

O fator mais positivo presente no Kinvara Pro, eu diria que é a estabilidade.

Confortável de calce e malha de cabedal que gera bom suporte

 

A geometria do solado proporciona ótima estabilidade

Não sei se o posicionamento da placa de carbono está mais próximo da superfície do chão, o que pode também deixar o tênis firme.

 

SAUCONY KINVARA PRO: Um tênis extremamente firme de batida e sem nenhuma sensação de resposta, é algo muito particular de cada pessoa. 

Peso no tamanho 42