UM “ESTRANHO NO NINHO” QUE MERECE ATENÇÃO
PUMA FOREVERRUN NITRO: Em outubro de 2013 a Puma entrou de forma efetiva no mercado brasileiro de corrida lançando a linha FAAS com os modelos 500 (era um modelo de amortecimento para treinos diários), 300 (era um trainer performance equivalente por exemplo ao Saucony Kinvara), e o 100 (que era o modelo de competição, à época equivalente a modelos como o ASICS DS Racer, Brooks Racer T7, Saucony Type A, etc).
Havia uma certa “desconfiança” nesta época em relação à marca, por parte dos corredores uma vez que a Puma não estava presente no mercado de forma consistente como as marcas tradicionais.
A New Balance passava por essa desconfiança semelhante neste período, já que a marca era muito conhecida e consolidada entre os tênis de lifestyle e nada conhecida com relação aos tênis de corrida.
Eu me recordo que nesta época o FAAS 500 (V3 E V4), foi uma surpresa e aposta positiva por parte de quem teve a oportunidade de testar e decidiu investir no modelo.
Os corredores e triatletas que fizeram a consultoria de tênis em 2013 e 2014, eu coloquei o tênis para testar e comparar com os concorrentes e houve uma aceitação positiva.
Já no final de 2015 a Puma estava com um foco maior através de patrocínio em alguns times de futebol e praticamente desapareceu do mercado de corrida no Brasil.
O retorno ao mercado brasileiro ocorreu em 2021 através da linha Nitro, porém os modelos não embalaram (comercialmente falando), com relação às vendas.
A nova linha Nitro está despertando muito mais a curiosidade dos corredores.
Principalmente os 2 modelos com placa de carbono Deviate Nitro Elite 2 e o Fast-R Nitro Elite.
E entre os modelos sem placa, o que me chamou atenção foi o Foreverrun Nitro.
Um modelo que não deixa nada a desejar para alguns concorrentes
Quando calcei pela 1ª vez o Foreverrun Nitro, me surpreendi o quão confortável de calce e de batida ele é.
A Puma caracteriza este modelo como sendo de estabilidade, (não sei se como estabilidade leve ou estabilidade moderada),e na prática ele realmente é.
E eu o coloco como sendo de leve estabilidade.
Alguns modelos de estabilidade tem como característica a batida mais firme em decorrência do posicionamento da placa de estabilidade na área da entressola e também a rigidez da placa.
Se a Puma categorizar o Foreverrun Nitro como sendo um modelo neutro de amortecimento, na minha percepção ele passaria por esta posição seguramente.
E eu coloco-o como concorrente do Saucony Tempus (leia o artigo) e do New Balance Fresh Foam 860 V13, e também o coloco no mesmo grau de equivalência de alguns modelos neutros que apresentam boa estabilidade como o ASICS Cumulus, Hoka Clifton, New Balance 880 e mais alguns.
Além da boa estabilidade que o tênis tem, a malha de cabedal gera bom suporte aos pés, e a lingueta tem 2 furos alinhados lateralmente que mantém ela centralizada.
Alguns corredores que já tiveram a oportunidade de testar o tênis e mesmo alguns que fizeram a consultoria de tênis de corrida comigo recentemente e experimentaram, sentiram um pouco de folga na região do colar de calce pelo fator de não ser o formato padrão com enchimento de espuma em toda a borda.
Há espuma (não muita) posicionada um pouco abaixo da borda.
É bom ficar atento neste fator, no momento do teste.
E diferente de outras marcas, a Puma converte por exemplo o tamanho 10US (que no Brasil seria o 42BR), como 41BR.
A sensação é do tênis estar bem folgado no pé.
Tive que diminuir a numeração e aí atendeu corretamente.
No geral o Puma Foreverrun Nitro é um modelo que não tem a mesma “vitrine” com relação aos modelos de placa de carbono da marca, mas que merece ao menos ser experimentado por corredores que buscam um modelo para treinos diários.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Estabilidade
Pisada: Leve estabilidade
Drop: 10mm – 36mm calcanhar / 26mm frente
Peso: Tamanho 10us masc.: 293gr
Preço: R$1.299,90