OS MODELOS SUPER MACIOS PRESENTES NO MERCADO BRASILEIRO

 

OS MODELOS SUPER MACIOS: Eles não são em grande variedade dentre as marcas que tem em sua grade de modelos, os tênis super macios.

Também, alguns não estão em evidência, se comparados com modelos de amortecimento consolidados e presentes em algumas marcas por vários anos.

Alguns tênis de amortecimento super macios tem características interessantes como leveza, quando comparados com outros modelos de amortecimento que, em alguns casos, são carros-chefes de vendas e também, com relação à maciez.

E ainda referente ao fator maciez, os tênis super macios que estarão neste artigo, considero esta característica principalmente em virtude da densidade de espuma, uma vez que o fator leveza pode variar bastante entre estes modelos.

Nem todos são extremamente leves.

E obviamente a minha percepção com relação à maciez e amortecimento dos modelos presentes neste artigo, podem ser diferente da sua percepção, considerando sempre que tênis é algo muito particular.

 

CONFIRA ABAIXO OS PRINCIPAIS MODELOS SUPER MACIOS COMERCIALIZADOS NO BRASIL

 

ADIDAS ULTRABOOST 21

O Ultraboost continua sendo um modelo referência com relação à maciez e amortecimento.

Adidas Ultraboost 21

 

Já são 6 anos que o principal modelo de amortecimento da marca se mantém no mercado.

Em 2013 a Adidas lançou o modelo Energy Boost, até então o principal modelo de amortecimento da marca que foi muito bem  em vendas.

Quando o Ultraboost foi lançado em 2015, imediatamente o modelo despertou curiosidade e interesse em corredores de todo o mundo e tecnicamente a diferença de maciez e amortecimento era maior comparando com o Energy Boost.

Eu acredito que em razão do sucesso em vendas que o Ultraboost teve nas primeiras edições, a Adidas decidiu pela não continuidade do Energy Boost.

O Ultraboost continua sendo um modelo referência com relação à maciez e amortecimento.

E o 21 lançado este ano apresenta como atualização maior volume de Boost o que torna-se aparente com o perfil da entressola mais alto.

Um fator que desde o 1º lançamento não apresenta um destaque considerável e positivo é o peso.

O tamanho 42 pesa 366 gramas, um dos modelos mais pesados entre os concorrentes.

O drop do Ultraboost 21 é de 10mm.

 

BROOKS LEVITATE 4

o Levitate mais flexível e com menos suporte do que o Glycerin, em virtude da malha de cabedal em Knit e da espessura mais fina no solado.

Brooks Levitate 4

 

Lançado em 2017, o Lavitate parece que ainda não desperta em corredores o mesmo interesse do já consolidado Brooks Glycerin 19.

E estabelecendo um comparativo entre o Levitate 4 com o Glycerin 19, particularmente eu achei o Levitate mais flexível e com menos suporte do que o Glycerin, em virtude da malha de cabedal em Knit e da espessura mais fina no solado.

Mas não senti uma grande diferença de amortecimento entre os 2 modelos.

Pode ser que para corredores que priorizem o conforto e amortecimento sintam uma maior diferença de amortecimento e maciez entre o Levitate e o Glycerin.

No tamanho 42 o Levitate 4 pesa 302 gramas com drop de 8mm.

 

HOKA ELEVON 2

 

Caminhantes que estão migrando para a corrida e que possuem uma estrutura corporal mais pesada, quando tem a oportunidade de colocar o Bondi pé, acham o tênis extremamente macio e confortável.

Hoka Elevon 2

 

A Hoka foi a 1ª marca desde que entrou no mercado americano em 2009, a lançar modelos com perfil de entressola bem altos, muito macios e relativamente leves.

O modelo premium de amortecimento da marca, não é o conhecido e consolidado Bondi que está em sua 7ª edição.

Caminhantes que estão migrando para a corrida e que possuem uma estrutura corporal mais pesada, quando tem a oportunidade de colocar o Bondi pé, acham o tênis extremamente macio e confortável.

E realmente é. Porém ele não é o modelo de maior amortecimento da Hoka.

Quem é a referência considerando este fator técnico, é o Hoka Elevon.

Os corredores que são familiarizados com os modelos da Hoka, o Elevon é o substituto do Vanquish que saiu de linha na 4ª edição.

Comparando o Hoka Elevon 2 com o Bondi 7, particularmente eu achei tão macio quanto o Bondi, porém um pouco mais responsivo, veste melhor e émais leve.

Minha mãe é caminhante, está muito acima do peso considerando a altura dela e quando o Elevon 1 foi lançado, comprei um par e ela usou até quase o solado furar, de tanto que ela gostou.

Recentemente comprei para ela um Bondi 7, e na primeira caminhada que fez, ficou evidente o quanto o Elevon era bem mais confortável para ela, principalmente no calce.

No Brasil o Elevon 2 pode ser comprado diretamente pelo site da Hoka.

O peso dele no tamanho 42 é 298 gramas e drop de 5mm.

 

MIZUNO WAVE SKY 4

de certa forma a Mizuno revolucionou e surpreendeu os corredores diante da maciez presente neste modelo.

Mizuno Wave Sky 4

 

Apesar da própria marca não categorizá-lo como sendo o modelo premium de amortecimento da Mizuno, considero o Sky 4 o modelo mais macio da marca, disparado.

Impossível estabelecer um comparativo com o principal modelo de amortecimento (não sei se ainda é o carro-chefe de vendas ou se perdeu este posto para o Mizuno Prophecy), o conhecido Creation. Já que este é muito firme de batida.

Desde o lançamento do modelo Sky edição Ironman, de certa forma a Mizuno revolucionou e surpreendeu os corredores diante da maciez presente neste modelo.

O fato do Sky ter uma estrutura considerável com relação ao material de malha de cabedal, o torna um modelo muito pesado.

Porém é uma opção para os corredores que gostam da marca.

O peso do Sky é de 346 gramas no tamanho 42 e o drop é de 10mm.

 

NEW BALANCE FRESH FOAM MORE V3

E a 3ª edição parece que está ainda mais confortável com relação ao amortecimento, segundo informação da própria New Balance.

New Balance Fresh Foam More V3

 

Um degrau acima do principal modelo de amortecimento da marca que é o 1080 V11, o New Balance More V3 ainda não foi lançado no mercado brasileiro, porém deve chegar muito em breve.

E eu optei por colocar esta nova edição que será lançada e não o More V2, pelo fato do V2 não ser encontrado com facilidade mesmo nas lojas da New Balance em algumas lojas especializadas, acredito que em decorrência de ocorrer uma quantidade menor de importação, se comparado com o modelo 1080.

O More V1, foi uma edição que atendeu de forma positiva boa parte dos corredores que apostaram no modelo, considerando a boa estabilidade além da forma larga.

O 2ª edição melhorou com relação á malha de cabedal e a forma, além de ter ficado um pouco mais macio.

E a 3ª edição parece que está ainda mais confortável com relação ao amortecimento, segundo informação da própria New Balance.

Quem conhece o New Balance 1080 e sente que falta um pouco de suporte ou estabilidade, sem dúvida que o More V3 irá atender referente á estes fatores, além do amortecimento.

O More V3 no tamanho 42 pesa 318 gramas e o drop é de 4mm.

 

NIKE ZOOM X INVINCIBLE RUN

Com relação à maciez, para quem prioriza este detalhe, é um fator indiscutível no Invincible Run.

Nike Invincible Run

 

Sem dúvida, o modelo mais macio já lançado pela Nike.

Não há como comparar o Invincible Run com o Nike Vomero, que até antes deste lançamento, era o principal modelo de amortecimento da Nike.

Dois fatores que a Nike poderia considerar  como evolução para as próximas edições seriam, reduzir a quantidade de espuma na área interna do colar de calce e principalmente, alargar a área medial do solado.

Este fator tem gerado reclamação e desconforto por parte de alguns corredores, devido à instabilidade em decorrência da estreita área medial.

Com relação à maciez, para quem prioriza este detalhe, é um fator indiscutível no Invincible Run.

No tamanho 42 ele pesa 276 gramas e o drop é de 9mm.

 

SKECHERS MAX CUSHIONING PREMIER

 

É bem macio e destaca-se pela forma larga.

SKECHERS MAX CUSHINING PREMIER

 

O desenho e os cortes laterais presentes na entressola, lembram um pouco as primeiras edições do Hoka Clifton.

O Max Cushioning Premier passa bem desapercebido pelos modelos Maxroad (clique aqui para ler o artigo sobre Maxroad 4 +) e GoRun Ride.

É bem macio e destaca-se pela forma larga.

O peso dele é de 307 gramas no tamanho 42 e o drop é 6mm.

Como informei no início do artigo, a percepção de conforto e maciez, assim como outros detalhes pode variar de corredor para corredor.

De qualquer forma se você busca um modelo priorizando maciez, experimente alguns dos modelos informados antes de decidir na escolha.