A MELHOR OPÇÃO DE COMPETIÇÃO COM PERFIL BAIXO DE
ENTRESSOLA
NIKE ZOOM X STREAKFLY: Os tênis de competição com perfil baixo de entressola despertavam interesse entre corredores e triatletas por décadas, principalmente entre 2006 até o inicio de 2017.
A variedade era grande na maioria das marcas em todo o mundo e aqui no Brasil não era diferente.
Por aqui modelos como os:
Adidas Adizero Adios (quando ainda era a espuma Adiprene);
Takumi Sem 3;
os Asics DS Racer, Bandito, Hyper Speed Piranha, Tartherzeal e Tartheredge;
os Brooks Racer “T” e “ST”;
o Fila Kenya Racer;
os Mizuno Revolver, Musha, Ekiden e Hitogami;
a linha inesquecível “RC” da New Balance com os 1400, 1500, 1600 e 5000;
os Nikes Katana, Marathon, Streak e Streak LT;
os tradicionais Saucony Fastwitch e Type A;
o Puma Faas 100, entre tantos outros modelos.
A partir de outubro de 2017 quando o Nike Vaporfly 4% foi lançado (1º modelo com placa de carbono no mercado), a maioria dos tênis com perfil baixo de entressola passariam a ter os seus dias contados com relação a presença de mercado.
E com os demais lançamentos não só com placa de carbono mas também com placa de nylon, algumas marcas desistiram de manter em linha alguns modelos com perfil baixo, e Brasil está quase que impossível encontra-los, salvo algumas opções como:
Fila KR5;
On Cloudflash;
Saucony Fastwitch 9;
e Saucony Type A9.
ZOOM X STREAKFLY
A MELHOR OPÇÃO ENTRE OS MODELOS COM PERFIL BAIXO
E para alegria de corredores e triatletas adaptados aos modelos de competição com perfil baixo de entressola, que sempre utilizaram estes tênis para treinos de velocidade e provas, a Nike lançou recentemente o modelo Zoom X Streakfly.
O pouco contato que tive com o tênis, considerando calce, mas principalmente batida e resposta, posso dizer com segurança que a Nike deu um tiro certeiro.
A maioria dos modelos que citei neste artigo, tive a oportunidade de usar, e apesar de ter me adaptado bem com a maioria deles, se eu for compará-los com o Zoom X Streakfly, particularmente acho que o Nike está um degrau acima.
O diferencial sem dúvida nenhuma é a entressola em Zoom X, a mesma presente no Vaporfly e Alphafly, e que faz com que a muito bem. Toda a forma e colar de calce gera um bom suporte aos pés, passando segurança.
O desenho do solado certamente foi baseado no desenho do Vaporfly Next, sendo bem parecido. Outro fator relevante e positivo que senti no Zoom X Streakfly, é a estabilidade na área medial.
O tênis se comporta bem durante a corrida, e no meu caso não gerou ou provocou algum nível de pronação.
De um modo geral, os corredores e triatletas que são adaptados a modelos de competição com perfil baixo de entressola e que não tem encontrado no Brasil opções, quando a oportunidade surgir vale experimentar o Zoom X Streakfly.
As outras poucas opções no mercado são:
o Fila KR5;
os Saucony Fastwitch 9 e Saucony Type A9 (atualmente o problema está em encontrar grade de tamanhos destes dois modelos da Saucony, porém este problema deve acabar em breve com o retorno da Saucony no Brasil e a chegada destes modelos);
e o Mizuno Shadow 5.
Apesar do Nike Zoom X Streakfly ter sido construído com foco em provas de 5km e 10km, é possível correr provas de longa distância com ele desde que o corredor ou triatleta tenha uma estrutura corporal compatível (peso x altura) e se adapte bem ao tênis em alguns treinos longos que realizar simulando o ritmo de prova.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Competição
Pisada: Neutra
Drop: 6mm (32mm calcanhar / 26mm frente)
Peso: 191gr – Tam 43
Preço: R$999,90
Leia também no Blog, artigo sobre ALTRA ESCALANTE RACER
Tem 2 comentários
Acho uma grande decepção este tênis. A espuma ZoomX sem nenhum apoio, seja através da placa de carbono como no Vaporfly, seja através da espuma react (mais firme) como no Pegasus Turbo, fica mole demais e assim muito pouco responsiva. Num tiro curto até vai, mas alguns kms depois chega a cansar pelo esforço que exige em função do excesso de maciez.
Rodrigo, boa noite…
Estou tentando segui-lo no Instagram mas não está dando…acho que você me bloqueou por engano…..
leonardo_gualberto