O MELHOR LANÇAMENTO DA MARCA

MIZUNO NEO ZEN: O título acima é a minha percepção e análise particular. 

Antes do Lançamento do Neo Zen, o tiro também certeiro da Mizuno foi o Neo Vista com algumas particularidades técnicas que o diferenciam e assemelham com o Zen. 

E quando o Neo Vista chegou ao mercado brasileiro na metade de 2024, o tênis despertou curiosidade e o interesse em experimentar de muitos corredores mesmo não sendo um modelo de competição. 

Ele chegou como um “super trainer” e atendeu às expectativas até mesmo de corredores usuários do Asics Superblast, considerado o 1º super trainer que chegou ao mercado em 2023.

Eu me adaptei bem ao Neo Vista e eu o coloquei também como um rival do On Cloudmonster Hyper, além do Asics Superblast. 

E em diversos atendimentos que fiz, para uma quantidade considerável de corredores, o Neo Vista se destaca pelo conforto de calce e batida diante dos 2 concorrentes citados. 

Com a chegada do Neo Zen a curiosidade e interesse por corredores foi ainda maior do que de quando foi lançado o Neo Vista, considerando que este último atendeu as expectativas. 

Eu e o Ricardo Hirsch (meu amigo e parceiro de podcast junto com o Danilo Balu) tivemos o primeiro contato com o Neo Vista em novembro de 2024 no The Running Event que aconteceu em Austin. 

A Mizuno o apresentou como um “tênis misterioso” e tivemos a oportunidade de calçá-lo. 

Naquele momento eu disse que era o melhor tênis da marca que já tinha experimentado diante de como o tênis havia calçado e principalmente da sensação do amortecimento, já estabelecendo um comparativo direto com a experiência que eu tinha do Neo Vista.

Logo que recebi um par do Neo Zen no início de fevereiro, fiz um treino de corrida no mesmo dia, e na prática a sensação não mudou da minha breve análise em Austin. 

De fato é o melhor tênis da Mizuno que já usei. Guardadas as devidas proporções, o Neo Zen é um Neo Vista sem placa. 

O fato de eu considerá-lo o melhor tênis da Mizuno que já usei, significa que não há necessidade em melhorá-lo em alguma das futuras edições? 

Claro que não. A única mudança que eu faria para a próxima edição, seria colocar o mesmo sistema de amarração presente no Neo Vista. 

Particularmente acho que gera um pouco mais de segurança e suporte, porém é algo mínimo.

Eu continuo correndo com o Neo Zen e tenho gostado bastante. 

O tênis impressiona pela leveza, conforto de batida e tem boa estabilidade e resposta e ritmo firme. 

Com relação ao tamanho,  eu estou com um 43BR = 11US.

Está relativamente folgado para mim, é óbvio que não é o tamanho correto. 

Eu cheguei a experimentar o tamanho 42 = 10US e ficou justo.

Infelizmente a Mizuno não comercializa no Brasil o tamanho 10.5US que seria o ideal para mim. 

Mas, entre ficar com um tamanho que ficou bem justo a ponto de me gerar desconforto, eu prefiro o mais folgado, considerando que na corrida os pés incham e eu melhorei um pouquinho a sensação da folga com o uso do cadarço elástico.

Mesmo a malha de cabedal sendo de tecido em knit, até o momento, não tive sinal de desconforto com relação ao pé esquentar ou da geração de atrito em algum ponto do pé. 

E o solado segue a mesma característica de grip e tração do Neo Vista, mesmo em chão molhado.

Para quem colocou o Neo Zen no “radar” de compra e também não conhece o Neo Vista, ao ir em uma loja, um bom teste a se fazer é primeiramente vestir cada par e em seguida fazer o pé a pé com os 2 modelos para sentir a diferença real. 

E por fim o Neo Zen está com um preço justo para o que oferece tecnicamente.

FICHA TÉCNICA:

Categoria: Amortecimento

Pisada: Neutra

Peso: 266 gr – Tam 43.

Drop: 6mm – 40mm calcanhar / 34mm frente

Preço: R$999,90

Malha de cabedal em knit não esquenta o pé nem mesmo atrito.
Sistema de amarração do Neo Zen poderia ser semelhante ao do Neo Vista
Solado com o buraco mais raso do que o Neo Vista gera boa estabilidade e o tipo de composto de borracha mantem o tenis com bom grip e tração
O peso no tamanho 43