Nike mantém a hegemonia pelo segundo ano
MARATONA SP SHOE COUNT 2022: Em 2019 eu fiz o shoe count da Maratona de São Paulo pela 1ª vez (Click para ler artigo).
Naquele ano, a Nike levou a liderança com muitos corredores usando o Pégasus Turbo (1 e 2), alguns Nike React e Vomero, e claro, uma quantidade grande de Vaporfly e Zoom Fly.
Este ano a Nike dominou basicamente com uma quantidade absurda de Alphafly e Vaporfly e alguns Invincible, React Infinity, Vomero, Pegasus, e outros.
E novamente, fiquei fazendo a contagem próximo à placa do KM 40 da Maratona, o que facilita a identificação dos modelos, uma vez que era a saída do túnel em subida.
Um fato curioso que notei durante o shoe count deste ano, foi com relação à ASICS.
Boa parte dos corredores que passaram a placa do KM 40 entre 4h30 e 6hs de prova, corriam com o bom e consolidado Nimbus.
Com relação ao ranking do shoe count, destaco o posicionamento de FILA e Olympikus que ficaram no Top 5, à frente de marcas consolidadas no mercado.
Isso mostra o bom trabalho que ambas marcas vem fazendo no desenvolvimento dos modelos lançados recentemente, gerando confiabilidade por parte dos corredores.
Consegui identificar 2.575 pares de 22 marcas.
Não identifiquei 36 pares.
Nesta edição da Maratona de São Paulo, não sei o total de corredores que estavam inscritos na distância e concluíram a prova.
Mas acredito que consegui apurar a maioria dos atletas inscritos, já que fiquei acompanhando a passagem no KM 40 do 1º ao último colocado.
Veja abaixo como ficou o ranking:
Tem 13 comentários
Parabéns pelo trabalho! Fiquei curioso sobre os modelos Diadora e Kappa. Sem conhecer modelo específico de corrida dessas marcas, creio que sejam modelos de futebol adaptados a uma corrida longa. Seria isso?
Olá Jeferson, td bem? Não. A Diadora tem muita presença no mercado de corrida, porém não no Brasil. A Kappa tem alguns modelos de tênis mas o foco dela não é a corrida. bs
Grande Rodrigo! Tão concentrado na prova que não te vi, principalmente no final que a dor muscular de vasto lateral tava gritante, e nem era relacionado ao tenis que eu estava (Nike Invincible “emprestado por 3 meses de um amigo”), mas sim pq pedalo a semana inteira com uma MTB pra dar aulas e não tive tempo suficiente pra soltar a musculatura (massagem), mas tive uma ótima performance na minha percepção – 3h03m.
Meus treinos especificos para maratona usei o Asics Tarthedge e nos longões usei desde New Balance More (machuca o pé – bolhas acima de 20k), até 1080 Fresh Foam que também dão bolhas no mesmo ponto que o NB More. E por final usei em 4 longões o Invincilble, realmente, apesar de um pouco mais pesado, mas mega confortável e muito responsivo. Gostei muito, pena que não tenho condições de comprar um kkkk. Para porto alegre caso eu consiga ir, levarei esse nike emprestado novamente.
Parabéns pelo trabalho que vem realizando, desejo muito sucesso pra vc!
Abração
Alexandre Bovenzo
Ironsport’s Triathlon Assessoria Esportiva
@ironsportstriathlon
Fala Alexandre. Cara, Parabéns pela prova e pelo tempo, considerando a dificuldade do percurso. Obrigado por acompanhar o trabalho.
Sucesso em POA. Abs
Bom dia Rodrigo. Aqui é o Fernandes de Floripa que gritou na prova “Rodrigo, você é o cara dos tênis” Grande profissional, muito obrigado pelo post e trabalho. Corri de Hoka Clifton. Não tive coragem de usar o Corre Grafeno no dia porque era minha 1ª maratona. Deu tudo certo. Tb uso nós treinos e gosto do Nimbus 23 e dos Brooks (Ghost 14, Levitate 5 etc).
Postei no meu Strava o susto que tive durante a corrida de ver tantos atletas pisando torto (supinado principalmente) com os tênis de placa da Nike https://strava.app.link/w3qRKKP4gpb assustador, risco alto de lesão? O que achou? Valeu! Venha na maratona internacional de Floripa dia 28/08. Será bem legal a volta após a pandemia. Abs campeão!
Fala José Fernandes, td bem? Obrigado pela confiança no trabalho! Realmente a quantidade de corredores tendo problemas de estabilidade com os modelos de placa de carbono da Nik era considerável e a chance de se machucarem era alta. Quem sabe se der certo, estarei em Floripa no final de Agosto. Abs e valeu mais uma vez.
Parabens pelo trabalho, mas acho q nao tivemos surpresas ne… mas nao esperava kalenji em 13º, abraços rodrigo
Fala Xileno. Valeu cara. Realmente, Kalenji pelo custo beneficio que são, surpreenderam.
Parabéns, Rodrigo! É um trabalho diferenciado que vc oferece. Mas, caraca! Quem corre de kappa e diadora?
Fala Mirinho, valeu!! Cara, Kappa não faz sentido mesmo. Já Diadora, no mercado americano, está com algumas boas opções de modelos de corrida. Abs
Caraca! Quem corre de kappa e diadora?
Eu era Um dos 4 Reebok ahahahaha
Ia de Fila. Me machucou no penúltimo longo. Escolhi o que me sinto confortável
Fala Edson, td bem? Sempre a melhor opção, é o que te deixa mais confortável. Abs