Nike mantém a hegemonia pelo segundo ano

 

MARATONA SP SHOE COUNT 2022: Em 2019 eu fiz o shoe count da Maratona de São Paulo pela 1ª vez (Click para ler artigo).

Naquele ano, a Nike levou a liderança com muitos corredores usando o Pégasus Turbo (1 e 2), alguns Nike React e Vomero, e claro, uma quantidade grande de Vaporfly e Zoom Fly. 

Este ano a Nike dominou basicamente com uma quantidade absurda de Alphafly e Vaporfly e alguns Invincible, React Infinity, Vomero, Pegasus, e outros.

E novamente, fiquei fazendo a contagem próximo à placa do KM 40 da Maratona, o que facilita a identificação dos modelos, uma vez que era a saída do túnel em subida. 

Um fato curioso que notei durante o shoe count deste ano, foi com relação à ASICS.

Boa parte dos corredores que passaram a placa do KM 40 entre 4h30 e 6hs de prova, corriam com o bom e consolidado Nimbus. 

Com relação ao ranking do shoe count, destaco o posicionamento de FILA e Olympikus que ficaram no Top 5, à frente de marcas consolidadas no mercado.

Isso mostra o bom trabalho que ambas marcas vem fazendo no desenvolvimento dos modelos lançados recentemente, gerando confiabilidade por parte dos corredores. 

Consegui identificar 2.575 pares de 22 marcas.

Não identifiquei 36 pares. 

Nesta edição da Maratona de São Paulo, não sei o total de corredores que estavam inscritos na distância e concluíram a prova.

Mas acredito que consegui apurar a maioria dos atletas inscritos, já que fiquei acompanhando a passagem no KM 40 do 1º ao último colocado. 

Veja abaixo como ficou o ranking:

 

Tabela shoe count Maratona de SP 2022

 

Tabela shoe count Maratona de SP 2022