SUPERIOR AO ANTECESSOR E UM POUCO DISTANTE DOS

SUPER TÊNIS

 

FILA RACER CARBON 2: Logo que o FILA Racer Carbon 2 foi lançado no mercado ao final do mês de agosto, o interesse por parte de corredores e triatletas em conhecer esta nova edição foi imediato. 

E acredito que tenha sido quase uma unanimidade por parte daqueles corredores que tiveram a 1ª edição do Racer Carbon, que a 2ª edição estava bem melhor de um modo geral, considerando as atualizações de malha de cabedal, e principalmente a nova espuma de entressola. 

E passado quase 2 meses do lançamento, o Racer Carbon 2 continua despertando interesse  em corredores que buscam ter a primeira experiência com tênis de placa de carbono e sem fazer um alto investimento diante do valor dos modelos de competição importados com placa.

Quem leu o artigo que escrevi sobre o FILA RACER CARBON 1, o qual corri pouco mais de 1.000km com o tênis, pôde ter como referência com relação às partes desgastadas, assim como o comportamento do tênis durante algumas corridas que realizei. 

Esta 2ª edição me agradou bastante com relação principalmente ao material da nova malha de cabedal que agora é em um knit e que tem as tramas abertas, o que facilita muito a respirabilidade dos pés, e a drenagem de água caso o tênis molhe. 

A malha do antecessor era um tipo de nylon sintético e muito fechada.

O que para mim ficou bem diferente do antecessor, foi a forma do Racer Carbon 2. 

O tamanho 42 ficou gigante e tive que trocar por um 41, e este tamanho vestiu ok. 

Outra percepção que tive foi com relação ao colar de calce.

Os pad acolchoado na parte interna, atritam bastante durante a corrida. 

Não há ponto de gerar bolha ou assadura, porém este fator gerava um pouco de desconforto, algo que não ocorreu em nenhum momento no Racer Carbon 1.

Com relação à nova espuma de entressola, pelo menos pra mim ficou perceptível que o tênis ficou um pouco mais macio, principalmente no área do calcanhar e com um pouquinho mais de resposta na região do antepé. 

Do ponto de vista da estabilidade, considerando minha aterrissagem e decolagem, o Racer Carbon 2 não mudou com relação ao 1 se manteve estável.

Sobre o solado, não há o que dizer, uma vez que a composição de borracha  utilizada pela Fila, tem uma boa durabilidade e aderência tanto em piso seco quanto no molhado. 

Eu devo ter corrido com o Racer Carbon 2 algo em torno de 150, 160km. 

Esta edição evoluiu bastante com relação ao antecessor, e diante desta considerável evolução a Fila o considera como o 1º Super Tênis da marca. 

Se eu for estabelecer um comparativo técnico com os principais modelos de competição com placa de carbono das marcas importadas, eles estão em “outra prateleira”. 

E o diferencial está na combinação espuma de entressola + placa de carbono. 

Eu considero o Racer Carbon 2 (na minha sensação de uso, considerando calce, batida e estabilidade) um degrau acima por exemplo do Nike Zoom Fly, Hoka Carbon X, Asics Magic Speed e Olympikus Corre Grafeno. 

Arrisco a dizer que se o Fila Race Carbon estivesse presente no mercado de running americano, ele teria uma aceitação considerável entre corredores.

Acredito que a Fila continuará trabalhando no desenvolvimento da espuma dos próximos Racer Carbon a serem lançados, assim como em detalhes da placa e da geometria do próprio tênis, o que não impossibilita ele entrar definitivamente no hall dos Super Tênis.

 

FICHA TÉCNICA

Categoria: Performance

Pisada: Neutra

Drop: 8mm

Peso: 240gr – Tam 41 Masc

Valor: R$1.100,00

 

Nova malha de cabedal Fila

A nova malha de cabedal melhorou em respirabilidade e drenagem de água

 

Pad interno no colar de calce que gerou um pouco de atrito

Pad interno no colar de calce que gerou um pouco de atrito

 

Densidade de espuma

A nova densidade de espuma da entressola é outro fator positivo

 

O cadarço elástico que coloquei, passou com facilidade nos furos

O cadarço elástico que coloquei, passou com facilidade nos furos

 

O novo desenho do solado, deixa exposto parte da placa de carbono

O novo desenho do solado, deixa exposto parte da placa de carbono