A EVOLUÇÃO DESTE MODELO DE COMPETIÇÃO ATRAVÉS DAS
5 EDIÇÕES LANÇADAS
FILA KENYA RACER: Há 8 anos atrás, em 2013 me lembro de ter recebido uma caixa (acho que de madeira) e dentro dela estava a 1ª edição do Fila Kenya Racer.
Ele apresentava algumas das características dos modelos de competição da época, como perfil baixo de entressola e batida firme.
Este lançamento não era leve como os concorrentes e tinha um pouco mais de estrutura de material como o colar de calce.
Alguns corredores Quenianos profissionais que moravam no Brasil nesta época, eram patrocinados e ajudaram no desenvolvimento do tênis, o que contribuiu para que o Kenya Racer chegasse ao mercado com maior respeito e credibilidade.
Em meados de Outubro de 2014 a Fila lançou o Kenya Racer 2.0 e nesta segunda edição, a atualização apresentada pela marca foi a malha de cabedal com uma única camada de tecido e tramas bem abertas, facilitando muito a ventilação dos pés e drenagem de água.
Era nítido que esta edição tinha um melhor acabamento na malha de cabedal com um melhor posicionamento das sobreposições e também uma nova lingueta que continuava com um pouco de enchimento de espuma, porém com perfurações maiores, também contribuindo para ventilação dos pés na área de amarração.
O Fila Kenya Racer 2.0 continuava sendo uma ótima opção de modelo de competição para quem gostava de batida firme e estabilidade e com um valor mais atrativo do que os concorrentes importados.
A terceira edição do Kenya Racer chegou ao mercado no final de 2015 e a partir desta edição, ele passou a ser chamado de KR3.
À convite da Fila, em Agosto de 2015 estive na cidade de Ivoti conhecendo a linha de desenvolvimento e produção dos tênis.
O KR3 mudou consideravelmente com relação ao antecessor e particularmente, achei que mudou para melhor.
O tênis impressionava pela leveza e a malha de cabedal continuava com uma única camada de tecido, porém com tramas ainda mais abertas.
A entressola ficou um pouco mais baixa e esta edição tinha um visual bem agressivo de um verdadeiro modelo de competição.
Durante 2 anos do lançamento do KR3, a Fila não apresentou nenhuma atualização do modelo.
Foram lançadas diversas cores do KR3, porém sem qualquer mudança técnica.
No final de 2017, o KR3 teve uma atualização de malha de cabedal, chegando ao mercado a versão em Knit, deixando o tênis um pouco mais pesado e que limitava mais a ventilação e quando molhado, o tecido absorvia mais água.
Em Outubro de 2018 é a vez do lançamento do KR4 e nesta edição, o fator positivo de destaque é o novo desenho do solado e a nova composição de borracha, o que melhorou a flexibilidade e o grip e tração tanto na aterrisagem quanto na decolagem.
Por outro lado a nova malha de cabedal bem mais fechada assim como o layout, tirou o visual de tênis de competição que era a marca registrada do antecessor, o KR3.
Talvez por este detalhe, o KR4 não despertou tanto interesse e curiosidade entre os corredores que tiveram ou conheciam o KR3.
Outro fator que eu achei que melhorou um pouco quanto ao KR3, foi a densidade de entressola. O KR4 era “menos seco” de batida do que o KR3.
Em 2020 a Fila lança no mercado o KR4 V2 e a única atualização é uma nova malha de cabedal com tramas mais abertas e um novo layout que traz de volta o visual de tênis de competição.
Até pouco tempo atrás era possível encontrar o KR4 V2 em alguns sites com excelente custo-benefício.
FILA KR 5: ATUAL EDIÇÃO MELHOROU MUITO COM RELAÇÃO AO ANTECESSOR
Em Maio deste ano a Fila lançou no mercado o KR5, atual edição de Kenya Racer.
E o tênis chamou muito atenção pela leveza, o bom acabamento e principalmente maciez e resposta em virtude da nova espuma de entressola.
E nesta edição, a Fila manteve um detalhe presente nos antecessores que pra mim se tornou marca registrada do modelo e que espero encontrar nas próximas edições, que é a malha de cabedal em uma única camada fina de tecido e com tramas abertas que facilitam a ventilação dos pés e drenagem de água.
O novo solado também é um fator a se destacar, com uma menor espessura de borracha e um desenho que contribui com um melhor grip e tração.
Eu colocaria como principais concorrentes do KR5 presentes no mercado brasileiro e sem placa de carbono:
Adidas Adios 6 (artigo no site);
ASICS Tartheredge 2 (artigo no site);
ASICS DS Trainer 26;
Brooks Hyperion Tempo (artigo no site);
On Cloudflash;
Saucony Fastwitch 9;
e Saucony Type A 9.
No meu ponto de vista o KR5 não deixa nada a desejar para os modelos citados e com o diferencial do preço muito agressivo, com ótimo custo-benefício.
O KR5 é um modelo de competição que vai atender melhor em treinos de velocidade, principalmente provas de 5km e 10km.
Entretanto, é possível correr uma Meia Maratona ou até uma Maratona com o modelo, desde que o corredor que tenha esta intenção, que faça alguns treinos longos para sentir como o tênis trabalha nesta condição.
A partir dessa experiência é analisar se vale ou não utilizar o tênis em umas das duas distâncias.
FICHA TÉCNICA
CATEGORIA: COMPETIÇÃO
PISADA: NEUTRA
DROP: 6MM
PESO: 197gr – TAM 42 MASC.
PREÇO: R$399,90
Tem 6 comentários
Possuo um Kr5 praticamente aposentado, após ter rodado 673 km com ele. Super leve, um bom amortecimento e preço justo. Este modelo você esqueci que está calçado. Estou pensando em comprar o Kr6, mas vou esperar seu review. Tmj
Alisson, devo falar dele em algumas semanas. Abs
Tive o KR4 e gostei muito do tênis, especialmente por ser um tênis de competição com um bom amortecimento – particularmente, achei melhor que o Boston 8 (que também tenho). Tive dois pares do KR4, sendo o segundo ainda em uso, já com seus 780k rodados e ainda apresentando um bom amortecimento (costumo aposentar meus tênis quando percebo a perda de eficiência no amortecimento dos mesmos). É uma bela franquia, de fato.
Parabéns pelo artigo, Rodrigo.
Fala Sandro. Obrigado por compartilhar sua experiência e por sempre acompanhar o trabalho. Abs
Muito bacana mesmo Rodrigo.
Vc é uma referencia para mim.
Agradeço por compartilhar todo estes conhecimentos.
Fala Jorge, td bem? Cara, obrigado por acompanhar o trabalho. Estamos sempre aprendendo e nada mais justo do que compartilhar com quem gosta de tênis de corrida. Abs