Mesmo sendo o único modelo com placa de carbono da marca, o Brooks Hyperion Elite passa despercebido entre corredores e triatletas brasileiros, mesmo estando na 3ª edição.
BROOKS HYPERION ELITE 3: Não sei ao certo, mas acho que a Brooks (baseada em Seattle), é líder em vendas de tênis de corrida no mercado americano pelo menos há uns 5 ou 6 anos.
E ela é muito bem administrada pelo fundo de investimento Berkshire Hathaway, que tem como CEO ninguém menos do que o megainvestidor Warren Buffett.
Se por um lado a marca tem 109 anos de existência, por outro lado, aqui no Brasil tem muitos corredores que não conhecem a marca.
A Brooks já teve 2 modelos de competição que eram muito respeitados e consumidos por corredores e triatletas na época em que não existiam os modelos com placa de carbono, que eram o Racer T1 a T7 (última edição lançada em 2016) e Racer ST 1 ao ST5 ( de estabilidade e última edição lançada em 2014).
No final de 2022 estive novamente no The Running Event em Austin (TX), e realmente esperava uma enxurrada de novidades da Brooks para 2023, porém foi frustrante o que a marca apresentou.
De novidade somente o Hyperion Max e o Hyperion Elite que só falarei dele pelo fato de receber algumas mensagens de corredores me questionando sobre o tênis.
Apesar de chegar à sua 3ª edição o Brooks Hyperion Elite continua sendo um tênis “nada demais”
Logo que a Brooks lançou a 1ª edição do Hyperion Elite em 2020, consegui comprar um par pela internet e um amigo trouxe dos EUA pra mim.
E assim que recebi, fiz um treino no mesmo dia.
A partir do 2º treino, o arrependimento de ter investido os U$250,00 ficou evidente.
A sensação era exatamente a de um tênis de competição de perfil baixo, ou seja, seco de batida e nenhuma resposta na decolagem.
Pra mim, o fator negativo era a baixa qualidade da composição da espuma agregada à placa de carbono.
A frustração foi tamanha que na época, não deu vontade de escrever nada sobre o Hyperion Elite.
Já a 2ª edição melhorou quase nada de amortecimento e resposta com relação à 1ª considerando uma nova composição de espuma da entressola assim como menos borracha no solado.
Não quis pagar para ver, e não comprei o Hyperion 2.
Alguns corredores que tiveram os 2, me passaram que a mudança foi tão pequena que também não valeu o investimento.
E pelo que vi do Hyperion Elite 3 (atual edição), basicamente o que mudou foi a malha de cabedal que agora é em knit, lembrando um pouco a malha de cabedal dos Nike Zoom Fly Flyknit e do Vaporfy Flyknit lançados em 2018.
A vantagem da malha em knit é um melhor suporte aos pés, principalmente na área medial dos lados.
Porém quando o tênis molha, a drenagem é péssima e o tênis fica literalmente encharcado.
Diante desta pobre atualização no Hyperion Elite 3, particularmente acho que não vale o investimento seja comprando nos EUA e pagando U$250 dólares ou comprando no Brasil por R$1.300,00.
O slogan da Brooks é “Run Happy” (Corra Feliz). Talvez por esta razão (slogan) eles não estejam preocupados em desenvolver um tênis de competição com placa de carbono à altura para concorrer com os principais modelos das marcas concorrentes.
E também pelo fato de serem líderes de mercado em vendas de tênis nos EUA.
No Brasil a marca é operada pelo Grupo SBF e é vendida nas lojas Centauro.
Tecnicamente, considero alguns modelos de placa de carbono mais voltados para treinos muito mais eficientes do que o Hyperion Elite 3, como por exemplo, o ASICS Magic Speed, Nike Zoom Fly, Hoka Carbon X, Saucony Endorphin Speed (mesmo este tendo placa de Nylon e não de carbono), Skechers Speed Beast e até mesmo o único modelo com placa de carbono da Fila (Racer Carbon), desenvolvido no Brasil.
Há uma variação de preços entre os modelos citados acima com relação ao valor do Hyperion Elite 3, mas como disse, acho que vale mais o investimento em um destes modelos, considerando o que melhor atender para cada característica de corredor ou triatleta.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Performance
Pisada: Neutra
Drop: 8mm (35mm calcanhar / 27mm frente)
Peso: 261gr – Tam 42 masc / 209gr – Tam 38 fem
Preço: R$1.300,00
Tem 6 comentários
Como sempre preciso e cirúrgico nos reviews dos tênis. Essa marca passa longe nas minhas escolhas de próximos tênis para adquirir, aínda mais agora sabendo sobre suas últimas atualizações. Obrigado
Valeu por acompanhar Alisson. Abs
Cara, um dos meu arrependimentos de ter saído do Instagram, foi de não poder mais acompanhar você com mais afinco, mas foi necessário.
De toda forma, eu sempre recebo as notificações no meu e-mail quando você publica algo no seu site e não deixo de ler seus textos por nada. Por favor, continue. Forte abraço!
Valeu Victor. Te agradeço muito por acompanhar os artigos aqui pelo Blog. Abs
Sempre artigos ricos em conteúdo com uma ótima linguagem, fácil de entender mesmo sendo técnica. Parabéns
Obrigado por acompanhar o trabalho Altair. Abs