OS FATORES QUE DEIXAM ESTA EDIÇÃO AINDA MELHOR

 

ASICS SUPERBLAST 2: Quando a 1ª edição do Asics Superblast foi lançada em junho de 2023, assim que chegou em loja eu logo comprei um par e fiz os primeiros treinos de corrida. 

E logo percebi que era um tênis completamente diferente de tudo que eu já tive. 

Me adaptei facilmente e o que mais gostei no tênis foi a versatilidade dele, ou seja, de treino leve, passando por treinos de velocidade até treinos longos com algum estímulo, o Superblast não decepcionou. 

Apesar de não ter escrito o artigo sobre o Superblast, em alguns bate-papos sobre tênis de corrida eu sempre falei que para mim o Superblast foi o melhor lançamento de 2023 entre todos os modelos sem placa de carbono lançados.

Um fator curioso é com relação a outro modelo, o Novablast que tem características completamente diferentes do Superblast. 

A partir da 3ª edição a Asics passou a trabalhar do ponto de vista comercial o lançamento do Novablast com mais relevância. 

O modelo passou a gerar muito interesse e curiosidade entre corredores, principalmente aqueles que não conheciam as edições anteriores.

Mesmo com o lançamento do Superblast em junho de 2023, tanto o Novablast 3 lançado no início de 2023 e o Novablast 4 lançado em janeiro de 2024, continuavam sendo o modelo mais atrativo do que o próprio Superblast, pelo fato de muitos corredores ainda não conhecerem o modelo.

O que notei foi que a partir de abril deste ano, corredores que tinham alguma edição do Novablast e também os que nunca tiveram e testaram em loja a 4ª e atual edição, assim como o Superblast, sentiram a diferença entre os modelos e não pensaram duas vezes em fazer o investimento no Superblast mesmo sendo mais caro.

ASICS SUPERBLAST 2

O Superblast 2 lançado em julho chegou ao mercado com muita força comercial e promocional por parte da Asics, e o tênis já está difícil de encontrar (dependendo do tamanho) em todo o mundo. 

Do ponto de vista técnico esta segunda edição está ainda melhor do que o antecessor principalmente em 3 fatores que mencionarei abaixo.

Esta edição tem uma nova malha de cabedal que gera melhor suporte aos pés e automaticamente contribui com também com a estabilidade. 

Mesmo a malha gerando mais suporte em virtude do tipo de material, ela não limita a respirabilidade ou mesmo drenagem de água se o tênis molhar. 

Corri a meia maratona SP City com o Superblast 2, passei por esta experiência e não tive problema.

O segundo fator é a entressola em FF Turbo+, o que claramente responde mais do que o Superblast 1. 

Um detalhe que vale relatar e que tenho notado nos atendimentos das consultorias de tênis que faço, sejam com corredores e triatletas que testam o Superblast 2, é a sensação inicial do tênis ser muito firme de batida no momento em que estão caminhando para a esteira, para fazerem o teste prático. 

Esta sensação ou percepção desaparece quando se começa a correr mais ritmado. 

É neste momento que a resposta na decolagem fica evidente e a batida firme desaparece.  

Óbvio que o Superblast 2 não tem a maciez que tem o Nimbus 26, até porque são “mundos” e objetivos completamente diferentes entre estes 2 modelos.

Por último, o novo solado com ranhuras deixou o tênis um pouco melhor de grip em piso molhado. 

Sobre a durabilidade só saberei na prática e vou comparar com o Superblast 1 que tive, e parei de correr com ele em decorrência de desgaste de solado, por volta de 980 km. 

No geral o Superblast 2  se destaca pela versatilidade em treinos.

Se tiver que fazer um treino longo, treino com algum estímulo e mesmo treino de velocidade ele vai atender. 

Pelo menos para mim ele atende nestas condições e vale o investimento. 

Como concorrente direto dele sem placa de carbono, eu coloco o On Cloudmonster Hyper. 

Se você tiver a oportunidade de ao menos calçar e correr um pouquinho na loja o Superblast 2, acredito que vale a experiência. 

Ele está proibido para profissionais e amadores em provas da chancela Ironman em decorrência da altura da entressola na área do calcanhar ultrapassar o limite de 40mm determinado pela World Athletics.

 

FICHA TÉCNICA

Categoria: Amortecimento

Pisada: Neutra

Drop: 8mm (45mm calcanhar / 37mm frente)

Peso: 275gr – Tam 42

Preço: R$1.599,90

 

uma nova malha de cabedal que gera melhor suporte aos pés e automaticamente contribui com também com a estabilidade.

Nova malha de cabedal com maior suporte e ventilação para os pés

 

é a entressola em FF Turbo+, o que claramente responde mais do que o Superblast 1.

FF Turbo+ é o deixa o Superblast mais responsivo

 

 o novo solado com ranhuras deixou o tênis um pouco melhor de grip em piso molhado.

Solado com ranhuras gera maior grip no molhado

 

ASICS SUPERBLAST 2: Comprei um par e fiz os primeiros treinos de corrida, que era um tênis completamente diferente de tudo que eu já tive. 

Peso no tamanho 42