MENOS É MAIS – ASICS INOVA COM OS LANÇAMENTOS DO
KAYANO LITE E NIMBUS LITE 2
ASICS KAYANO LITE E NIMBUS LITE 2: A Asics tem surpreendido de um ano pra cá com os lançamentos presentes no mercado de corrida.
Considerando o conservadorismo que os japoneses da ASICS e Mizuno tem, comparados principalmente com as marcas americanas com relação ao desenvolvimento e lançamentos de novas tecnologias e também design.
Modelos como Evoride, Novablast, Roadblast, Dynablast e os mais recentes lançamentos que são o Noosa Tri 13, Kayano Lite e Nimbus Lite 2, tem despertado a curiosidade de corredores e triatletas, em virtude da inovação que a ASICS tem apresentado.
Os 2 principais modelos da marca de estabilidade e amortecimento, estão com novas versões completamente diferentes das edições numéricas.
Arrisco dizer que os usuários de Kayano e Nimbus se experimentarem as novas versões LITE de ambos os modelos, provavelmente irão migrar para estes lançamentos.
KAYANO LITE – AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PARA O KAYANO 27
As edições numéricas do Kayano que atualmente está na 27ª apresentavam mudanças irrelevantes a cada lançamento.
Mantendo as características negativas que, para usuários do modelo, é o que chama a atenção.
Sendo peso e a batida muito firme, em decorrência do DUOMAX, que é a placa de estabilidade, além de toda estrutura do tênis.
A malha de cabedal do Kayano Lite é menos carregada de sobreposições e tem um contra-forte mais limpo e tão funcional quanto do Kaynano 27, com relação à suporte gerado ao calcanhar.
Com relação à entressola e solado, estes são os 2 fatores que fazem toda a diferença para o Kayano 27.
A densidade do Flytefoam presente no Kayano Lite (espuma de amortecimento que compõe a entressola), claramente é mais macia, e o desenho da entressola com as bordas mais curvadas.
E a ausência do DUOMAX e do suporte medial, foi um tiro certeiro da Asics.
Os responsáveis pelo desenvolvimento do Kayano Lite substituíram a placa estabilidade por um bloco de borracha de carbono com composto mais rígido na área interna do arco dos pés.
Sugiro aos interessados em investirem no Kayano Lite: se tiverem a oportunidade, colocarem o Kayano 27 em um pé e o Lite em outro, para sentir a grande diferença entre ambas as versões.
O Lite está 42 gramas mais leve do que o Kayano 27.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Estabilidade
Pisada: Pronada moderada
Peso: 299gr – Tam 42
Drop: 10mm
Preço: R$899,90
NIMBUS LITE 2 – AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PARA O NIMBUS 23
Assim como o modelo Kayano Lite, o novo Nimbus Lite 2 destaca-se pelo visual e estabelecendo um comparativo direto com o Nimbus 23, a forma do Lite é um pouco mais larga e pelo menos pra mim veste bem melhor.
O desenho de entressola entre ambos os modelos também apresenta diferenças.
Tanto na área do médio pé quanto na área do calcanhar, o Nimbus Lite 2 tem a borda da entressola mais larga e curvada.
Ele é mais macio do que o Nimbus 23, mas não é mole á ponto de gerar uma sensação de instabilidade durante a corrida.
O desenho do solado e composição da borracha de ambos os modelos se diferem bastante.
É nítido que no Lite 2 há bem menos material de borracha e a espessura dos blocos são mais finas do que no solado do Nimbus 23.
Este fator também contribui no quesito leveza, tanto que o Nimbus Lite 2 é 40 gramas mais leve do que o Nimbus 23.
Certamente a vida útil do Lite é um pouco menor, mas este fator, pode variar de corredor para corredore, uma vez que envolve outros fatores.
O que assusta em ambas as versões é o preço.
Assim como sugeri aos interessados em comprar o Kayano Lite, fazer o pé a pé entre ele e o Kayano tradicional, com o Nimbus Lite e o Nimbus 23, siga a mesma sugestão para definir a sua escolha.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Amortecimento
Pisada: Neutra
Peso: 298gr – Tam 42
Drop: 10mm
Preço: R$999,90
* Leia também o artigo que escrevi aqui no Site sobre SKECHERS GoRun Forza 4 que é um tênis de estabilidade e um tênis de amrtecimento: SKECHERS GORUN MAXROAD 4+