1º MODELO COM PLACA DE CARBONO DA MARCA NÃO SURPREENDEU

ALTRA VANISH CARBON: Minha 1ª experiência com a marca Altra foi em 2014 no Ironman do Havaí, quando calcei um modelo chamado Olympus.

Era um modelo de trail, porém híbrido, que pelo fato do solado não ter cravos altos, atendia também quem optasse por correr no asfalto.

Foi uma experiência nada positiva, já que o tênis era extremamente seco de batida.

Confortável de calce, mas seco de batida.

E essa característica de batida firme estava presente em todos os modelos da época, que não eram muitos.

Em 2015 recebi de um amigo triatleta do Rio de Janeiro um Altra 3-Sum, modelo que foi desenvolvido na época para o mercado de triathlon.

Esse amigo não aguentou correr com o tênis de tão rígida que era a batida.

Me mandou para eu testar e não deu outra: Achei tão rígido quanto a primeira experiência que tive em Kona com o Olympus.

Se por um lado a borracha do solado entregava durabilidade, por outro, a rigidez era um fator negativo para muitos corredores e triatletas que investiam em modelos da marca na época.

Minha experiência seguinte com Altra após estas duas anteriores e negativas, foi no final de 2018, quando durante uma viagem nos EUA, experimentei um Altra Torin 3.5 e após calçar, comprei o tênis.

O Torin é o principal modelo de amortecimento da marca.

Do ponto de vista de maciez tanto da espuma da entressola quando da borracha aplicada ao solado, a Altra mudou da água para o vinho a partir desta minha experiência e compra do Torin 3.5.

Depois dele, tive o Torin 4, um Altra Escalante e um Escalante Racer que ainda tenho junto com o Torin 3.5.

A partir de 2018, me adaptei bem aos modelos da marca, e diante disso, resolvi apostar no Vanish Carbon que foi lançado dias antes da Maratona de Boston.

 

CONSIDERANDO O VALOR PAGO, O VANISH CARBON NÃO VALEU O INVESTIMENTO

 

Confesso que criei um pouco de expectativa no Vanish Crbon, considerando que me adaptei muito bem aos modelos Torin, Escalante e Escalante Racer.

Logo que recebi o tênis, fiz uma corrida de 10km, e até o momento ele está com 103km.

A Altra terá que trabalhar bastante nas próximas edições.

Começando pela malha de cabedal que tem uma única camada de tecido e este é o único fator positivo.

E o que há de fator negativo na malha? A lingueta também com uma única camada de tecido, ao calçar o tênis ela dobra nas bordas e para deixar ela posicionada como deveria, é um verdadeiro jogo de paciência.

Fora que, ela enruga durante a corrida, além de escorregar para os lados.

Eu tive que parar uma ou 2 vezes durante cada corrida que fiz para puxar a lingueta. Mas era em vão. Ela voltava a descer.

Ainda na parte do cabedal, na área dos dedos, a Altra colocou um sobreposição interna, e durante a corrida, os dedos ficam raspando, o que incomoda bastante pois dá a sensação que a unha irá machucar.

Não sei qual a razão de terem colocado esta sobreposição interna.

Com relação ao tamanho, mantive a mesma numeração que uso nos outros modelos da Altra, que é 11US.

Mais uma surpresa: No Vanish Carbon ficou com um pouco menos de 1 de dedo de folga na frente, porém na área do contra forte atrás, o calcanhar fica ameaçando escapar do tênis o tempo inteiro.

A Altra deveria manter um colar de calce padrão com enchimento de espuma, como alguns modelos com placa de carbono tem, por exemplo, o Asics Metaspeed Sky, New Balance RC Elite V2, Hoka Rocket X, etc.

 

SOBRE PLACA DE CARBONO, ENTRESSOLA E SOLADO DO ALTRA VANISH CARBON

 

A placa de carbono do Altra Vanish Carbon não está em toda a extensão do solado.

Ela foi posicionada da área medial para o antepé e tem um formato diferente. Veja a imagem no final do artigo.

A Altra desenvolveu uma nova espuma de entressola chamada EGOPRO.

Eu não acho que a nova espuma agregada à placa de carbono coloca o Altra Vanish Carbon par abrigar de frente com os principais modelos com placa de carbono do mercado.

Pra mim, ele fica em um grau de comparação com Hoka Carbon (2 ou 3) e Nike Zoom Fly 4 com relação à resposta e maciez.

A parte boa é a estabilidade que realmente existe e é uma característica entre os modelos da marca além da forma larga e o drop zero.

E por último o solado. E o fator negativo não está relacionado com desgaste, mas sim com grip e tração.

No asfalto seco, parece que eu estava correndo em um pavimento que foi derramado óleo.

Nem tentei correr em piso molhado. O tênis não traciona nada. Nenhum grip e nenhuma tração.

Este fator está relacionado ao composto da borracha utilizado, uma vez que esta sensação nunca ocorreu com os modelos da Altra que tive e que ainda tenho.

Batava usar a mesma composição de borracha por exemplo do Altra Torin.

Passando a mão na borracha do solado, ela desliza, parece que tem cera na borracha.

Eu continuarei utilizando Altra e irei comprar meu 3º par de Torin.

Mas esse Vanish Carbon a Altra terá que melhorar muito o tênis, considerando que ele custa a bagatela de U$240 dólares.

 

FICHA TÉCNICA

Categoria: Competição

Pisada: Neutra

Drop: Zero (34mm calcanhar / 34mm frente)

Peso: Tamanho 11US: 251GR.

Preço:

Mas esse Vanish Carbon a Altra terá que melhorar muito o tênis, considerando que ele custa a bagatela de U$240 dólares.

Solado sem Grip e Tração

 

Mas esse Vanish Carbon a Altra terá que melhorar muito o tênis, considerando que ele custa a bagatela de U$240 dólares.

Colar de calce sem suporte aos pés

 

Peso no tamanho 11 US