UM DOS MELHORES MODELOS DE AMORTECIMENTO APESAR DE AINDA SER POUCO CONHECIDO NO BRASIL
ALTRA TORIN 7 | O CARRO-CHEFE DE AMORTECIMENTO DA MARCA: Se você vai viajar a turismo ou vai correr alguma prova nos Estados Unidos ou Europa, não perca a oportunidade de experimentar este modelo caso encontrá-lo.
Desde minha primeira experiência com o modelo Torin que foi em 2017 (3ª edição), foi difícil apontar algum fator negativo entre as 5 edições (3 / 3.5 / 4 / 4.5 / 5) que tive deste modelo de amortecimento para treinos diários.
Especificamente na 4ª edição, a área do colar de calce não gerava muito suporte na área de calcanhar e tornozelo, e eu sentia um pouco de instabilidade.
Nas duas edições seguintes (4.5 e 5), houve uma melhora evidente.
Realmente me tornei consumidor deste modelo e já citei em minhas redes sociais e em outras oportunidades de bate-papo de tênis de corrida, que o Torin é um dos meus modelos favoritos para treinos diários.
A cada edição lançada do modelo, a Altra não radicaliza nas atualizações, o que faz com que ele continue um tênis muito bom.
ALTRA TORIN 7 | O CARRO-CHEFE DE AMORTECIMENTO DA MARCA: A atualização principal é sempre algum detalhe na malha de cabedal.
O composto de espuma da entressola que é o EGO MAX, assim como o tradicional desenho do solado e também o drop zero, estas duas últimas características presentes em praticamente todos os modelos.
Com relação ao Torin 7 lançado algumas semanas atrás no mercado americano e Europeu, a inovação ou atualização que visualmente para mim é perceptível, refere-se à entressola que está 2mm mais alta e portanto acredito que o tênis esteja um pouco mais macio.
A malha de cabedal tem um novo desenho, porém é um fator irrelevante.
E a lingueta volta a ter um pouco de enchimento de espuma na borda da parte superior.
Não tenho dúvidas que na primeira oportunidade, irei comprá-lo.
No geral o fator relevante no Torin (pelo menos para mim), é o quanto ele é confortável de calce e também de batida.
Não é extremamente macio, e está longe de ser firme de batida.
Tenho o pé fino e o peito do pé baixo, e o fato da Altra ter como característica em seus modelos a forma larga, este fator nunca me trouxe qualquer problema de sentir meu pé “solto” lateralmente, e a sensação de sentir os dedos “espalhados”, eu particularmente gosto.
Para quem nunca teve um tênis Altra e está acostumado a correr com modelos de amortecimento de outras marcas com drop alto (10mm), caso tenha interesse em investir em um Torin por exemplo, certamente sentirá uma diferença considerável referente ao drop, já que os modelos da marca são todos drop zero.
Quem já corre com modelos que com 6mm ou 4mm de drop, a sensação será menos perceptível.
Importante dizer que o fato de eu já ter tido 5 pares do modelo Torin, além de outros 4 modelos da marca, sendo o último deles o Altra Vanish Carbon, não significa que todos me atenderam perfeitamente.
O Vanish Carbon, foi um que deixou a desejar em alguns fatores (Leia o artigo sobre Vanish Carbon).
Ainda sim, sempre falo aos amigos corredores e também á alguns clientes que atendo através da consultoria de tênis de corrida, que não percam a oportunidade de experimentar os modelos da marca quando encontrarem em algum lugar do mundo.
A Altra é uma marca que eu gostaria que estivesse presente no Brasil.
Quem sabe um dia teremos a marca por aqui.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Amortecimento
Pisada: Neutra
Drop: 0mm (30mm calcanhar / 30mm frente)
Peso: 298gr – 42 masc / 233gr – 38 fem
Preço: U$150
Tem 8 comentários
Conheci os tênis da Altra em 2016 … tanto o de trail quanto o de asfalto . E o Torin foi o meu escolhido p asfalto ! Não troco por nenhum outro . Meu pé se adaptou perfeitamente !
Olá Maria, td bem? Bacana que deu certo o Torin! Abs
Eu tive o 3.5 se não me engano, tinha que usar com uma meia mto fina e mesmo assim não ficava confortável no peito do pé que é alto, ele não abre bem e a língua é presa; acabei abandonando ele com poucos km. Mas fora isso, com certeza, excelente tênis.
Olá Bruno, td bem? É aquele fator de que tênis é algo muito particular e o que pode atender muito bem um corredor, pode não atender outro. Abs
Parabéns pelo artigo. Há tempos que quando vejo você citar esse tênis que quero comprar. Pensei em importar, e já ouve comentários que viria para o Brasil. Tenho dúvidas quanto ao tamanho, se acaba sendo igual aos calçados que temos no Brasil, ou deveria escolher um tamanho maior.
O New Balance sempre escolho um tamanho maior.
Olá Paulo, td bem? Paulo eu uso a mesma numeração que tenho em outros tênis. Não precisei pegar um número maior, considerando até a característica de forma larga que os modelos da marca tem. Abs
Olá Rodrigo, parabéns pelo artigo. Seria possível fazer uma comparação do Torin com o Fuelcell Propel da New Balance? Se sim, o que você diria sobre essa comparação?
Olá Pedro, td bem? Eu não comparo pois são muito diferentes. O concorrente do Torin na New Balance é o 1080, e mesmo comparando com ele, são bem diferentes também. Abs