O RETORNO DO PEGASUS TURBO

 

NIKE PEGASUS PLUS: Confesso ter sido uma surpresa (agradável) quando vi esse tênis na parede da loja. 

Não à toa, eu já quis experimentar e decidi apostar no Pegasus. 

Voltando em 2018 quando a Nike lançou o 1º Pegasus Turbo, me lembro de ter comprado na semana do lançamento em uma loja de corrida em Nova York. 

E o investimento foi certeiro.

Também comprei o Pegasus Turbo 2 em 2019, e apesar de mais leve, não me adaptei à malha de cabedal e usei ele muito menos do que o Turbo 1. 

Em 2020 a Nike optou por não continuar com o Pegasus Turbo, e lançou o Tempo Next %, que inicialmente foi um banho de água fria para muitos corredores no Brasil que gostavam do Pegasus Turbo. 

O Tempo Next era tão diferente do Pegasus Turbo, que não tinha como considerar ser um substituto.

Felizmente a Nike trouxe o Pegasus Turbo de volta, porém não com o nome “Turbo”, mas com o nome “Plus”. 

Não sei qual a razão da troca do nome, apesar que no solado tem o nome “Turbo”. 

O fator que a Nike foi certeira é relançar o Pegasus exatamente com o mesmo design e também a cor de lançamento da 1ª edição do Pegasus Turbo.

NIKE PEGASUS PLUS

Analisando tecnicamente e começando pela malha de cabedal que é uma mescla em mesh e flyknit o qual acredito ser o mesmo material presente no modelo de competição Flyknit Racer lançado em 2014. 

Ainda tenho este modelo e identifiquei a semelhança da malha e das tramas. 

O flyknit está presente nas extremidades laterais o que gera um bom suporte e segurança aos pés. 

A lingueta vai na mesma linha do Pegasus Turbo 2, não tendo nenhum enchimento de espuma.

Com relação à entressola, o ZoomX se mantém presente nesta edição e com um diferencial positivo com relação ao Turbo 1 e Turbo 2, não há mais a emenda o que na época do Turbo, ocorria muito descolamento das partes, principalmente no calcanhar. 

Agora é uma peça única sem emenda.

Já corri em torno de 80km com o Pegasus Plus e uma diferença que senti foi a batida um pouco mais firme do que a do Pegasus Turbo 1 e com um pouco menos de resposta, mas é um detalhe pequeno. 

Mesmo com esta diferença na minha sensação, para mim valeu o investimento.

Por último o solado que está com mais composição de borracha o que automaticamente aumenta a durabilidade, e o mais relevante, a geometria é diferente do Turbo 1. 

A área medial está mais larga e com menos curvas na área do arco do pé. 

Este fator deixa o tênis bem melhor de estabilidade. 

No geral eu gostei deste lançamento e se fosse para correr prova com ele, faria até uma meia maratona. 

Se a sensação de maciez fosse idêntica à do Turbo 1, eu arriscaria uma Maratona. 

Ele continua sendo um tênis para treinos diários.

 

FICHA TÉCNICA

Categoria: Amortecimento

Pisada: Neutra

Drop: 10mm – 34mm calcanhar / 24mm frente

Peso: 277 gr – Tam 43

Preço: R$1.299,90

 

malha de cabedal que é uma mescla em mesh e flyknit o qual acredito ser o mesmo material presente no modelo de competição Flyknit Racer

Malha de cabedal é uma mescla de mesh com flyknit nas laterais

 

mantém presente nesta edição e com um diferencial positivo com relação ao Turbo 1 e Turbo 2,

Novo design de entressola sem emenda, zera o risco de descolamento como ocorria com o Pegasus Turbo

 

 o solado que está com mais composição de borracha o que automaticamente aumenta a durabilidade, e o mais relevante, a geometria é diferente do Turbo 1. 

A area do calcanhar e área medial do solado está mais larga do que o antigoPegasus Turbo, o que melhora a estabilidade

 

NIKE PEGASUS PLUS: No geral eu gostei deste lançamento e se fosse para correr prova com ele, faria até uma meia maratona. É um tênis para treinos diários.

O peso no tamanho 43