MUITO DIFERENTE DO ANTECESSOR
Apesar do New Balance 1080 estar no mercado há 13 anos, a minha primeira experiência correndo com este modelo foi a partir da 5ª edição, lançada em 2014.
Nesta época eu fiz o treinamento para equipe de vendas da New Balance em São Paulo, quando a marca estava iniciando a abertura de algumas lojas próprias.
O principal modelo de amortecimento da marca começava a se destacar entre os concorrentes da época e que continuam sendo os atuais.
Entre as edições 5ª e 9ª as mudanças perceptíveis ficavam por conta da forma e malha de cabedal, variando o tipo de tecido e as tramas.
Do ponto de vista de amortecimento e sensação de maciez, não senti diferença entre as edições citadas.
A partir da 10ª edição o 1080 foi totalmente redesenhado, e com uma nova composição de espuma Fresh Foam,o tênis ficou mais macio do que os antecessores e a forma ficou mais compacta e malha mais elástica.
Eu não me adaptei muito com relação à forma.
O 1080 V11, praticamente não apresentou diferencial, e o V12 trouxe um novo colar de calce que é o padrão entre a maioria dos tênis.
NEW BALANCE FRESH FOAM 1080 V13
O 1080 V13 lançado no 2º semestre de 2023 está totalmente diferente do antecessor, e o destaque é para a maciez em virtude da nova composição do Fresh Foam X, agregado à responsividade.
Já adianto que pelo fato desta nova edição ter ficado muito mais macia, o corredor que tem um mínimo de pronação, o 1080 V13 irá contribuir para a instabilidade durante a corrida, colocando este corredor em uma pronação mais acentuada.
E a percepção é clara.
Se a área medial e calcanhar do 1080 V13 fosse mais larga, seguindo a mesma largura da área do antepé, sem dúvida que seria um dos modelos de amortecimento mais estáveis da categoria.
Estabelecendo um comparativo com outro modelo de amortecimento da marca, o Fresh Foam More V4, eu diria que com relação ao conforto (maciez), o 1080 V13 está superior, e a responsividade é incomparável ao More.
Vai perder para o More V4 no fator instabilidade para quem tem um pouco de pronação.
E comparando o 1080 V13, com os concorrentes diretos como Adidas Ultraboost, Asics Nimbus (leia artigo), Brooks Glycerin, Hoka Clifton, Mizuno Sky, Nike Invincible e Saucony Triumph, eu senti o 1080 V13 um pouco mais responsivo e macio do que estes modelos.
O que pode mudar para edições futuras é a malha de cabedal.
A malha em knit do 1080 V13, quando molhada, faz o tênis ficar bem pesado, já que o tecido absorve consideravelmente, além do desconforto da sensação do tênis encharcado por dentro.
Mas não acredito que este fator da malha possa ser alterado em edições futuras, considerando que a maioria das marcas tem desenvolvido alguns modelos com objetivo de atender pessoas que podem trabalhar no dia a dia com tênis de corrida, ou mesmo usar como lifestyle.
Com relação ao solado referente ao fator grip, eu não senti diferença para as edições anteriores.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Amortecimento
Pisada: Neutra
Drop: 6mm (37mm calcanhar / 31mm frente)
Peso: 295gr – Tam 43 masc.
Preço: R$1.199,90
Tem 3 comentários
Solado, solado…corretor ortográfico complica demais…rss
Bom dia, Rodrigo, em relação ao desgaste do soldado, nesse modelo você achou normal ou mais acentuado? Obrigado, um abraço.
Olá Leonardo, td bem? Comparado com o V12 que tive, o desgaste se manteve o mesmo. Abs