A MAIOR MUDANÇA EM UM TÊNIS DE ESTABILIDADE
ASICS KAYANO 30: São poucos os casos em que alguma marca “radicaliza” e inova por completo no lançamento da edição seguinte de um modelo que já é consolidado no mercado.
E às vezes ocorre (com todas as marcas sem exceção), de um modelo que seja para rodagem ou para competição e que está muito bom na atual edição, a equipe de desenvolvimento querer mudar de forma relevante a edição seguinte a ser lançada, seja geometria, perfil de entressola, borracha de solado, ou malha de cabedal e piora o tênis demais do ponto de vista técnico.
Pelo menos de uns 6 anos para cá, o Kayano estava totalmente “apagado”, primeiro porque os tênis de estabilidade não tem mais a demanda que tinham em vendas, e segundo pelo fato do Kayano mudar praticamente nada de uma edição para outra até o 29.
E teve também 3 edições do Kayano Lite, uma versão mais leve, menos macia e mais estável do que a versão regular.
Poucos corredores conheceram alguma das edições do Kayano Lite, e alguns corredores que conheço ou que fizeram a consultoria de tênis e tiveram a experiência de testá-lo, gostaram dele.
E falando especificamente do Kayano 30, o que a ASICS fez no lançamento desta edição foi literalmente tirar um “coelho da cartola”, considerando que não é fácil inovar em um tênis de estabilidade moderada.
Assim como as mudanças apresentadas no Nimbus 25, a ASICS foi certeira nas mudanças do Kayano 30.
Com relação às inovações, o destaque fica para a nova base de entressola, que está com perfil mais alto e uma nova composição de espuma que a ASICS chama de FlyteFoam Blast+ Eco, o que na minha percepção deixou o Kayano 30 um pouco mais macio do que o antecessor.
E o principal fator é o novo sistema de estabilidade, que continua eficiente e não deixou o Kayano com aquela batida mais rígida como era nas edições mais antigas, em decorrência da extensa placa de estabilidade conhecida como “Duomax”.
Agora no Kayano 30, um pequeno triângulo chamado de 4D Guidance System, faz a função do controle de estabilidade.
Com a atual estrutura e configuração do Kayano 30, eu digo tranquilamente que ele irá atender corredores com pisada neutra e que preferem um tênis menos macio de batida, ou seja, se você acha o Nimbus 25 muito macio, o Kayano 30, certamente irá atendê-lo.
E um fator que acho que a ASICS poderia ter implementado no Kayano 30, é a malha de cabedal do Nimbus 25, na qual acho que particularmente veste melhor do que a malha de cabedal do Kayano, além da lingueta elástica presente no Nimbus 25 e que se molda bem ao peito do pé.
Quem sabe alguma das próximas edições do Kayano, tenha e a malha de cabedal semelhante ao do Nimbus 25.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Estabilidade
Pisada: Pronada moderada, considerando que a partir desta edição o Kayano atende corredores neutros
Drop: 10mm (40mm calcanhar / 30mm frente)
Peso: 321gr – Tam. 42 ma
- Clique para ler o artigo: ASICS KAYANO LITE