COM UMA NOVA CONFIGURAÇÃO E GEOMETRIA, O ROCKET X 2 É UM DOS MELHORES LANÇAMENTOS DE COMPETIÇÃO COM PLACA DE CARBONO EM 2023
HOKA ROCKET X 2 – UM DOS PRINCIPAIS LANÇAMENTOS DE 2023: Desde que algumas fotos do Hoka Rocket X 2 começaram a ser divulgadas em redes sociais com corredores e triatletas profissionais patrocinados pela marca usando em competições, e quando ainda não existia a regra determinada pela World Athletics e também pela World Triathlon (no momento em vigor), na qual era proibido o uso de protótipos em competições, esta 2ª edição já despertava curiosidade.
Não dá para estabelecer um comparativo direto com o Rocket X 1, pois a Hoka mudou radicalmente a 2ª edição e para bem melhor.
E seguramente eu coloco o Rocket X 2 como um dos melhores lançamentos de competição com placa de carbono em 2023.
Comprei pela internet assim que foi lançado e um amigo trouxe dos Estados Unidos.
Tive o Rocket X 1 e sabia o quanto ele era estável, e com relação à resposta e batida, particularmente eu achava ele inferior aos Nike Vaporfly e ASICS Metaspeed Sky.
Restava saber se a Hoka manteria no Rocket X 2 o mesmo nível de estabilidade que o antecessor.
No Mundial do Ironman Havaí, que aconteceu em outubro do ano passado, todos os triatletas profissionais patrocinados pela Hoka correram com o Rocket X 2.
Tanto na prova feminina quanto na masculina, fiquei bem atento e acompanhando em alguns pontos do percurso da corrida, a aterrissagem e decolagem dos atletas profissionais que estavam correndo com o Rocket X 2.
Notei que com relação à estabilidade o tênis mantinha essa característica presente no Rocket X 1.
É claro que o fator instabilidade / estabilidade em um tênis com placa de carbono pode variar de pessoa para pessoa, principalmente se o atleta apresenta um pouco de pronação e se o tênis em questão tem a área medial muito estreita e com pouco suporte de malha de cabedal.
Os aspectos que melhoraram bastante no Rocket X 2
HOKA ROCKET X 2 – UM DOS PRINCIPAIS LANÇAMENTOS DE 2023: A começar pela malha de cabedal, nesta edição a Hoka foi certeira em colocar um tipo de nylon sintético, de forma que nas laterais e região dos dedos a malha é transparente e com sobreposições colocadas estrategicamente o que gera bom suporte e segurança aos pés.
Ao contrário da 1ª edição, o Rocket X 2 não tem o colar de calce “padrão”, com enchimento de espuma em toda a borda.
Há dias tiras de espumas nas laterais internas, porém não senti qualquer diferença positiva ou negativa.
O contraforte é totalmente mole e sem estrutura, como por exemplo o contraforte do Skeckers Speed Elite e Nike Vaporfly.
Talvez esta característica de contraforte possa ser um fator de atenção para atletas que tenham algum desconforto no tendão de Aquiles.
E a lingueta tem um fator positivo no qual ela é sustentada por duas tiras elásticas de cada lado, fazendo com que ela se mantenha no centro da área de amarração, sem o risco de correr para um dos lados.
E também não tem nada de enchimento de espuma.
A mudanças radicais também para melhor foi no novo composto de espuma Peba, que é a primeira vez em que a Hoka está usando em um tênis da marca.
Uma espuma muito macia e responsiva.
E o perfil da entressola está bem mais alto do que no Rocket X 1.
Até o momento eu fiz somente dois treinos de corrida com o tênis, e pra mim a estabilidade é um fator prioritário.
E o Rocket X 2 continua com uma estabilidade muito boa, assim como era o Rocket X 1, em virtude da área média do tênis não ser estreita e não ter praticamente muita angulação de curva na área interna, onde fica o arco do pé.
Com relação ao solado, demonstrou ter um bom grip e tração em asfalto seco. Ainda não sei como é no molhado.
De todos os modelos de performance com placa de carbono que já tive ou testei, o 1º modelo que melhor me atendeu foi o Asics Metaspeed 1, considerando o conjunto geral do tênis.
Somente com esta pouca experiência com o Rocket X 2 (um treino de 10km e outro de 13km), eu já coloco que como o que melhor me atendeu entre todos.
No mundo do Triathlon o Rockek X 2 tem sido uma ótima vitrine em competições desde o Mundial do Ironman Havaí 2022.
Recentemente aconteceu a prova da PTO European Open e no pódio masculino o Rocket X 2 marcou presença com a vitória do australiano Max Neumann, além do 3º lugar com o alemão Jan Frodeno, tricampeão mundial do Ironman Havaí.
Além dos 2 atletas, mais 6 profissionais do masculino e 7 do feminino também correram com o Rocket X 2.
No Brasil o Rocket X 2 possivelmente será lançado até o final do 1º semestre.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Competição
Pisada: Neutra
Drop: 5mm – 36mm (calcanhar) / 31mm (frente)
Peso: Tamanho 11US = 251gr
Tem 5 comentários
Gostei do tenis, boa estabilidade porém menos responsivo que o Vaporfly ou Alphafly.
O ponto fraco do tenis sem duvida é a pouca estrutura do contraforte, incomoda o talão de aquiles. Eu que gosto de correr sem meia, me senti incomodado.
Olá Rafa, tudo bem? Talvez para a 3ª edição eles melhorem o contraforte se houver muita insatisfação. Abs
Porque o rocket x1 e x2 caem mais na graça dos triatletas do que os alpha fly, adios, metaspeed, speed elite,??? Estabelidade? Amortecimento? Cou os dois? Abraços
Desenvolvido por esses atletas e pensando ser para esses atletas.
Olá Xileno, tudo bem? Pelo fato da Hoka estar envolvida diretamente no triathlon com patrocínio de provas e atletas. Abs