NOVIDADES E LANÇAMENTOS QUE ESTARÃO NO MERCADO EM 2023
THE RUNNING EVENT 2022 – Como acontece todos os anos, os tênis de corrida são as principais atrações do evento, porém acessórios de corrida, nutrição e suplementos também se destacam na feira.
Pela 3ª vez tive a oportunidade de estar no The Running Event, que acontece em Austin entre o final de novembro e início de dezembro.
É um evento da indústria de corrida no qual grandes marcas esportivas do mercado, marcam presença mostrando as novidades e lançamentos que estarão nas lojas no ano seguinte.
A feira no THE RUNNING EVENT 2022 cresceu bastante em número de expositores com relação ao último ano em que estive lá em 2018.
E este crescimento considerável se deve muito ao mercado de trail running.
Novas marcas de tênis e acessórios deste segmento estavam presentes no evento.
Não há dúvidas que os atrativos da feira são principalmente os lançamentos de tênis.
A feira real ocorre em 2 dias, quarta e quinta-feira.
E este ano a quantidade de lançamentos de tênis foi considerável, porém boa parte não veremos disponíveis no Brasil uma vez que não há distribuição de algumas marcas como Scott, Newton, Altra, Merrell, Norda, Naked, etc.
Considerando o que poderemos encontrar com relação aos tênis de corrida no mercado brasileiro em 2023 algumas das principais marcas apresentaram as suas novidades.
ASICS
Dois lançamentos foram os destaques no espaço da marca.
O consolidado Nimbus chega em sua 25ª edição com o propósito de ser o mais macio e confortável entre todas as edições anteriores e com um design diferente, principalmente no colar de calce.
Deve chegar às lojas no final de fevereiro de 2023.
O Nimbus da foto com a personalização na malha de cabedal, era o que estava sendo exposto na feira.
O Superblast que acaba de ser lançado nos EUA e Europa, será o modelo super macio da ASICS e o lançamento no mercado brasileiro deve ocorrer entre março e abril.
BROOKS
Apesar de ser a marca líder em vendas nos EUA, a Brooks não despertou tanta curiosidade com relação ao que estará no mercado. Somente o Hyperion Max, que chamou mais a atenção e que pelo que vi já está sendo vendido no site da Centauro.
Este lançamento é a evolução do Hyperion Tempo, que por sinal foi um ótimo tênis lançado no inicio de 2020.
Não associe o termo “Max” como sendo um modelo de máximo amortecimento ou super macio, que está longe disso.
Sem dúvida continua sendo um modelo muito bom para treinos de velocidade e provas, e agora está um pouco mais leve e confortável de batida do que o Hyperion Tempo.
HOKA
Foram 3 modelos que chamaram a atenção na feira.
O Mach X que entrará no lugar do Bondi X, o Clifton 9 que é a estrela da marca está com um design de malha de cabedal e entressola diferente, e o Rocket X 2 principal modelo com placa de carbono da Hoka.
O Rocket X 2 foi o modelo que predominou entre os triatletas profissionais do masculino e feminino no Mundial do Ironman Havaí que aconteceu em outubro.
Sem dúvida um modelo muito esperado por toda mudança que apresentou com relação ao atual Rocket.
MIZUNO
O Rebellion Pro é a aposta da Mizuno para brigar em igualdade de condições com os principais modelos com placa de carbono.
Seis anos após o lançamento do 1º modelo de competição com placa de carbono que foi o Nike Vaporfly 4%, a Mizuno lança seu primeiro modelo de competição com placa de carbono.
NEW BALANCE
Muitos lançamentos e as atenções voltadas para os 2 modelos com placa de carbono da marca, o SC Elite V3, que acaba de ser lançado no Brasil e o SC Trainer V2, que eu gostei bastante em virtude da nova malha de cabedal.
NIKE
Acho que foi o 1º ano que a Nike marcou presença no The Running Event, mostrando alguns lançamentos de tênis e vestuário de corrida para 2023.
O Pégasus 40, o Invincible Run 3 e o Vaporfly Next % 3, foram os que me chamaram a atenção, principalmente o Vaporfly pois está com um novo desenho de solado, sendo um pouco parecido ao desenho do Alphafly 2.
A nova malha de cabedal também impressionou bastante uma vez que que está com tramas bem abertas na área dos dedos.
O Invincible Run, mudou bastante o design e a geometeria.
Sem dúvida continuará atraindo corredores que optam por um tênis macio e confortável.
REEBOK
Certamente teremos no mercado brasileiro o modelo com placa de carbono Float Ride Energy X, assim como outros modelos para treinos diários.
Apesar de ter o design interessante, no geral o tênis é uma incógnita.
SAUCONY
Vários modelos da marca serão lançados durante todo ano de 2023.
E um dos tênis mais vendidos e respeitados da Saucony entre corredores e triatletas, ganhou uma versão com placa de carbono.
O Kinvara pro será a versão com placa, porém a Saucony continua com aversão regular que em em 2023 chega na 14ª.
E o Saucony Guide 16, um dos tênis de leve estabilidade mais vendidos no mercado americano, apresenta poucas atualizações, considerando que o antecessor agradou e atendeu bem corredores que preferem ou precisam de um pouco de estabilidade.
SKECHERS
Particularmente achei que este ano de 2022 a Skechers esteve “apagada” considerando que os poucos lançamentos não atraíram ou despertaram a curiosidade dos corredores.
Já alguns dos lançamentos apresentados para 2023 no The Running Event, chamaram a minha atenção, e acredito que eles colocarão a Skechers em evidência novamente.
Os específicos de amortecimento como o GoRun Ride 11 e o Maxroad 6 estão com placa de carbono e uma nova composição da espuma Hyperburst agora chamada de Hyperburst Ice.
E os outros dois modelos para performance que são o Razor 4 e o principal lançamento que será o Speed Beast estão com a nova espuma Hyperburst Pro, que além de macia é mais responsiva que o Hyperburst presente nos modelos Razor Excess e Speed Elite.
O que nos resta é aguardar a chegadas destes e outros modelos, experimentar e torcer para que os preços no mercado brasileiro não assustem ainda mais comparando com os preços atuais.
Diante destas e outras novidades, o THE RUNNING EVENT promete no final de 2023.
Tem 3 comentários
Roehniss
Feliz 2023 a você e todos os corredores e corredoras. Parabéns pelo resumo! Tenho e gosto do Hoka Clifton e Brooks Hyperion Tempo. Mas agora estou mais de olho nos tênis de trail.
Acreditava que a Altra poderia vir para o Brasil.
Eu gosto muito da Skechers, e me surpreendeu que até o Ride com placa de caborno. Tem muita diferença mesmo ou faz parte de colocar devido ao mercado?
Fala Paulo, tudo bem? É preciso correr com o tênis na prática para sentir se há alguma diferença de resposta ou não. Abraços.