ASICS NOVABLAST 3 CHEGA À SUA MELHOR EDIÇÃO

O principal fator negativo que era a evidente instabilidade desde o lançamento da 1ª edição em 2020, praticamente desapareceu nesta 3ª edição.

 

ASICS NOVABLAST 3 – MELHOR EDIÇÃO – Quando a ASICS lançou a 1ª edição do Novablast  no final de julho de 2020, inicialmente o tênis chamou atenção pelo design e pelo conforto com relação à maciez e resposta em virtude da espuma FlyteFoam Blast, porém a instabilidade era muito agressiva, na minha percepção.

Tenho uma leve pronação no pé esquerdo, porém correndo com o Novablast 1 (leia esse artigo), a instabilidade se fazia presente também no pé direito.

E esta instabilidade gerada pelo tênis era em decorrência do desenho do solado, muito esteiro do calcanhar até a área medial, além da enorme angulação interna na área do arco.

Uma configuração estranha, considerando ser um modelo para treinos diários. 

Quando a 2ª edição do Novablast chegou ao mercado brasileiro, a atenção em cima dele era ainda maior, já que muitos corredores também sentiram a instabilidade presente na 1ª edição.

Então agora era avaliar se o Novablast 2 evoluiu ou não com relação a este fator.

A ASICS fez algumas mudanças como a redução do drop de 10mm na primeira edição, para 8mm na segunda. 

Nesta 2ª edição, praticamente o que não mudou foi o design da malha de cabedal.

A ASICS trouxe uma nova configuração de desenho de entressola, deixando o tênis um pouco mais macio na área do antepé e um pouco melhor de estabilidade.

Porém apesar da melhora não era aquela condição em que você fala, “agora ficou perfeito”.

Diante de diversas consultorias que realizei neste período, para boa parte dos corredores que atendi e que tiveram alguma experiência com o Novablast 1, a 2ª edição atendeu melhor do ponto de vista de estabilidade. 

 

NOVABLAST 3 – SEM DÚVIDA A MELHOR EDIÇÃO

 

De um modo geral a ASICS vem revolucionando do ponto de vista tecnológico os seus diversos lançamentos de tênis a cada nova edição. Com o Novablast 3 não foi diferente.

Nesta edição a ASICS lançou o FlyteFoam Blat+, que é uma espuma de entressola mais leve, macia e com um pouco mais de resposta, e na prática correndo com o tênis, pra mim ficou perceptível.

Novamente o layout do solado mudou, e a estabilidade está mais presente.

Talvez para quem tem um grau de pronação moderado, o Novablast 3 continuará gerando instabilidade, em uma proporção menor do que as edições anteriores. 

O meu deve estar próximo dos 300 km e do ponto de vista de desgaste, está surpreendendo.

Eu diria que esta 3ª edição atende bem tanto em treinos diários quanto em treinos específicos de velocidade assim como em provas principalmente de longa distância, mostrando ser um tênis bem versátil.

Se a ASICS der continuidade no Novablast, certamente a 4ª edição já está pronta.

Se eu fosse um dos profissionais de desenvolvimento responsáveis pelo modelo, trabalharia no desenvolvimento de uma malha de cabedal com tramas mais abertas de uma única camada, gerando boa ventilação para os pés e talvez uma redução no peso do Novablast.

E me basearia na malha de cabedal do ASICS Gel Speedstar 2 lançado lá em meados do ano 2007.

 

FICHA TÉCNICA

Categoria: Amortecimento

Pisada: Neutra

Drop: 8mm (31mm Calcanhar / 23mm Frente)

Peso: 272gr – Tam 42 M / 223gr – Tam 38 F

 

Eu trabalharia no desenvolvimento de uma malha de cabedal com tramas mais abertas de uma única camada, gerando boa ventilação para os pés e talvez uma redução no peso do Novablast.

Malha de cabedal 

 

O meu deve estar próximo dos 300 km e do ponto de vista de desgaste, está surpreendendo

Solado com quase 300km

 

FlyteFoam Blat+, que é uma espuma de entressola mais leve, macia e com um pouco mais de resposta, e na prática correndo com o tênis, pra mim ficou perceptíve

Peso no tamanho 42