A MELHOR OPÇÃO DE COMPETIÇÃO COM PERFIL BAIXO DE
ENTRESSOLA

NIKE ZOOM X STREAKFLY: Os tênis de competição com perfil baixo de entressola despertavam interesse entre corredores e triatletas por décadas, principalmente entre 2006 até o inicio de 2017. 

A variedade era grande na maioria das marcas em todo o mundo e aqui no Brasil não era diferente.

Por aqui modelos como os:

Adidas Adizero Adios (quando ainda era a espuma Adiprene);

Takumi Sem 3;

os Asics DS Racer, Bandito, Hyper Speed Piranha, Tartherzeal e Tartheredge;

os Brooks Racer “T” e “ST”;

o Fila Kenya Racer;

os Mizuno Revolver, Musha, Ekiden e Hitogami;

a linha inesquecível “RC” da New Balance com os 1400, 1500, 1600 e 5000;

os Nikes Katana, Marathon, Streak e Streak LT;

os tradicionais Saucony Fastwitch e Type A;

o Puma Faas 100, entre tantos outros modelos. 

A partir de outubro de 2017 quando o Nike Vaporfly 4% foi lançado (1º modelo  com placa de carbono no mercado), a maioria dos tênis com perfil baixo de entressola passariam a ter os seus dias contados com relação a presença de mercado.

E com os demais lançamentos não só com placa de carbono mas também com placa de nylon, algumas marcas desistiram de manter em linha alguns modelos com perfil baixo, e Brasil está quase que impossível encontra-los, salvo algumas opções como: 

Fila KR5;

On Cloudflash;

Saucony Fastwitch 9;

e Saucony Type A9. 

 

ZOOM X STREAKFLY

A MELHOR OPÇÃO ENTRE OS MODELOS COM PERFIL BAIXO

 

E para alegria de corredores e triatletas adaptados aos modelos de competição com perfil baixo de entressola, que sempre utilizaram estes tênis para treinos de velocidade e provas, a Nike lançou recentemente o modelo Zoom X Streakfly.

O pouco contato que tive com o tênis, considerando calce, mas principalmente batida e resposta, posso dizer com segurança que a Nike deu um tiro certeiro.

A maioria dos modelos que citei neste artigo, tive a oportunidade de usar, e apesar de ter me adaptado bem com a maioria deles, se eu for compará-los com o Zoom X Streakfly, particularmente acho que o Nike está um degrau acima.

O diferencial sem dúvida nenhuma é a entressola em Zoom X, a mesma presente no Vaporfly e Alphafly, e que faz com que a muito bem. Toda a forma e colar de calce gera um bom suporte aos pés, passando segurança. 

O desenho do solado certamente foi baseado no desenho do Vaporfly Next, sendo bem parecido. Outro fator relevante e positivo que senti no Zoom X Streakfly, é a estabilidade na área medial. 

O tênis se comporta bem durante a corrida, e no meu caso não gerou ou provocou algum nível de pronação. 

De um modo geral, os corredores e triatletas que são adaptados a modelos de competição com perfil baixo de entressola e que não tem encontrado no Brasil opções, quando a oportunidade surgir vale experimentar o Zoom X Streakfly.

As outras poucas opções no mercado são:

o Fila KR5;

os Saucony Fastwitch 9 e Saucony Type A9 (atualmente o problema está em encontrar grade de tamanhos destes dois modelos da Saucony, porém este problema deve acabar em breve com o retorno da Saucony no Brasil e a chegada destes modelos);

e o Mizuno Shadow 5

Apesar do Nike Zoom X Streakfly ter sido construído com foco em provas de 5km e 10km, é possível correr provas de longa distância com ele desde que o corredor ou triatleta tenha uma estrutura corporal compatível (peso x altura) e se adapte bem ao tênis em alguns treinos longos que realizar simulando o ritmo de prova. 

 

FICHA TÉCNICA

Categoria: Competição

Pisada: Neutra

Drop: 6mm (32mm calcanhar / 26mm frente)

Peso: 191gr – Tam 43

Preço: R$999,90

 

NIKE ZOOM X STREAKFLY: Os tênis de competição com perfil baixo de entressola despertavam interesse entre corredores e triatletas por décadas.

Solado NIKE ZOOM X STREAKFLY

 

NIKE ZOOM X STREAKFLY: Os tênis de competição com perfil baixo de entressola despertavam interesse entre corredores e triatletas por décadas.

Detalhe da malha de cabedal

 

Peso no Tamanho 43 Testado

 

Leia também no Blog, artigo sobre ALTRA ESCALANTE RACER