FILA RACER CARBON APOSENTADO COM 1.127km
ARTIGO COMPLETO SOBRE A DURABILIDAE, ESTABILIDADE, RESPOSTA E O COMPARATIVO COM OS CONCORRENTES
FILA RACER CARBON COM 1.127K: Em 2021 a FILA voltou a marcar presença no mercado de corrida com 2 lançamentos que despertaram curiosidade e interesse entre corredores e triatletas.
Primeiro com o lançamento do modelo KR5 em Maio e em Julho o principal lançamento, por ser o 1º modelo com placa de carbono da marca, o Racer Carbon.
Comecei a correr com o Racer Carbon no final de Agosto de 2021 e obviamente as primeiras corridas foram mais no sentido de estabelecer um comparativo com alguns modelos que considero concorrentes diretos.
No meu Instagram, fiz algumas publicações mostrando principalmente o desgaste do solado a cada determinado volume de quilômetros rodados.
Assim como corri exatos 1.006km com o modelo Corre 1 da Olympikus em 2019, o objetivo com o Racer Carbon era também chegar aos 1.000km, não só para analisar a durabilidade do solado, mas também outras partes do tênis.
Considerando que o Racer Carbon é produzido no Brasil e o preconceito por parte de alguns corredores existe e também considerando a qualidade do tênis quando comparado com modelos importados.
Com o Racer Carbon eu corri 1.127km.
Abaixo você lerá minha análise com relação às partes do Racer Carbon, assim como fotos.
FORMA E MALHA DE CABEDAL
A cor do meu Racer Carbon “era” branca.
Os corredores que compraram o tênis nesta cor, certamente já perceberam após um certo tempo de uso, o quanto fica encardido.
Eu realmente não ligo pelo fato do tênis ficar sujo e até manchado em alguns pontos da malha de cabedal. Com relação à Forma, tive que trocar por um número menor.
Isto já havia acontecido quando o Racer Silva foi lançado. O tamanho que melhor me atende é o 11 americano e que no caso dos modelos da Fila, equivale ao 43.
O Racer Carbon ficou enorme e tive que trocar por um 42 que vestiu bem.
Sugiro aos corredores interessados em comprar o Racer Carbon, experimentarem um numero menor do que utilizam atualmente, caso usem com um dedo de folga.
A malha de cabedal é um tipo de Nylon (não sei se é exatamente este material), mais grosso por exemplo do que o do Nike Zoom Fly 3.
Não tive problemas com relação a sentir os pés esquentarem.
Entretanto, pela malha ser mais fechada, limitando a respirabilidade dos pés, em dias de calor e treinos mais longos, mesmo usando meias de poliamida, os pés transpiravam mais e a sensação de “molhado” era considerável.
Este é um fator em que a Fila pode melhorar para o próximo lançamento do Racer Carbon, colocando uma malha mais respirável e com material mais fino e que automaticamente deixará o tênis mais leve.
Com relação aos pontos de costuras e acabamento interno, no meu Racer Carbon, não tenho nada a ressaltar de forma negativa.
A espuma presente na área interna do colar de calce assim como as palmilhas que são fixas, não apresentaram nenhum sinal de rasgos.
A lingueta não tem nada de espuma e pra mim, sempre se moldou bem ao peito do meu pé.
O cadarço eu não posso analisar, uma vez que eu uso cadarço elástico e fiz a troca logo que peguei o tênis.
ENTRESSOLA E SOLADO
Não sei quais são os planos da Fila futuramente com relação ao Racer Carbon.
Se eles manterão somente o Racer Carbon em linha e fazendo evoluções a cada nova edição lançada, ou se farão um 2º modelo com placa de carbono especificamente para competições e alguns treinos de velocidade.
Dois ou três modelos distintos com placa de carbono da mesma marca, já encontramos no mercado como por exemplo:
New Balance FuelCell TC e New Balance FuelCell RC Elite; (leia artigo)
Nike Zoom Fly e Nike Vaporfly;
Hoka Carbon X e Hoka Rocket X; (leia artigo)
Asics Magic Speed e Asics Metaspeed Sky/Metaspped Edge.
Dos modelos citados acima, os trainers com placa de carbono são mais versáteis podendo também serem utilizados em treinos de rodagem além dos treinos de velocidade.
Nos 1.127 km corridos com o Carbon Racer, não há duvida que usei ele 90% em treinos diários e 10% em treinos de intensidade sempre em asfalto.
E nos treinos de rodagem ele sempre se mostrou eficiente com relação à estabilidade e o suporte na área medial, em virtude de não ter a forma estreita como o Vaporfly, o que gera muita instabilidade.
A malha de cabedal do Racer Carbon, apesar de ter um material mais grosso, na área medial gera um bom suporte, contribuindo também para a estabilidade.
Com relação à densidade de espuma da entressola desenvolvida pela Fila, é macia, porém não é extremamente mole e também não é tão rígida como de outros modelos.
Se o planejamento da marca for manter somente o Racer Carbon em linha, não vejo necessidade em mudar a densidade da espuma.
Porém, se a marca tem planos de lançar um modelo com placa de carbono especificamente para competições, acho válido desenvolver uma espuma mais macia e um pouco mais responsiva.
Também desconheço a qualidade do material da placa de carbono do Racer Carbon, comparando por exemplo com a qualidade do material da placa do Hoka Carbon X ou do New Balance FuelCell TC.
Percebo que muitos corredores se preocupam somente se o “modelo x” tem ou não placa de carbono e se é “responsivo”.
Por diversas vezes, já disse em diferentes oportunidades, seja fazendo uma consultoria de tênis de corrida com corredor ou triatleta, ou em palestras, que somente a placa de carbono não faz milagres.
Tem que ter a boa combinação de espuma de entressola, altura da entressola, mais a placa de carbono.
É esta combinação que faz com que um modelo seja mais responsivo do que outro entre os modelos que possuem placa de carbono.
A durabilidade do solado pra mim atendeu mais do que o esperado diante dos 1.127km de corrida.
Poderia ter aposentado o Racer Carbon quando ele chegou aos 750km considerando especificamente o desgaste e deformação do solado principalmente do pé esquerdo.
Quando postei a foto do desgaste com 750km no Instagram, um corredor me enviou uma mensagem e fotos do Racer Carbon dele com 400km e praticamente com o mesmo desgaste.
E como sempre digo, o desgaste do tênis envolve alguns fatores como a estrutura corporal do corredor, mecânica de corrida (forma de como aterrissa e decola a passada), alternância do tênis com outro modelo, tipo de pavimento em que corre, além é claro, da qualidade e quantidade de borracha presente no solado.
O Racer Carbon tem somente 2 partes de borracha no calcanhar (o que é suficiente) e um único bloco em toda a área do antepé e com muito boa durabilidade.
E a respeito do grip e tração do solado, no asfalto seco mesmo acima dos 1.000km, o Racer Carbon continuava literalmente grudado no chão.
No asfalto molhado e com este mesmo volume de quilômetros, o problema era na área do calcanhar, pelo fato de não haver mais a borracha no pé esquerdo e muito pouco no direito.
O contato da espuma desgastada com o asfalto molhado era o mesmo de guiar um formula 1 com pneu slick em pista molhada.
Eu cheguei a correr uma ou duas vezes em piso molhado quando o Racer Carbon tinha pouco mais de 100km e nesta condição de desgaste não tive nenhuma insegurança com relação ao grip e tração.
Outro fator que também já falei em outras oportunidades com relação ao grip e tração do tênis de corrida, não está relacionado somente ao tipo de composição de borracha e desenho do solado, mas também á qualidade do asfalto.
Já ouvi alguns corredores apontarem a péssima qualidade do solado, dizendo que principalmente no asfalto molhado o tênis não traciona, gerando muita insegurança ao corredor.
Concordo que há alguns tênis que, devido mais ao desenho do solado do que o composto da borracha, o grip e tração deixam a desejar tanto no asfalto seco quanto no molhado.
Mas em alguns casos, a culpa pela falta de grip é mais pela péssima qualidade do asfalto do que propriamente do solado do tênis. Já tive essa experiência.
Pra mim, correr no asfalto do Parque Ibirapuera ou da Avenida Faria Lima por exemplo e correr no asfalto do Autódromo de Interlagos ou mesmo se pudéssemos correr na pista dos principais aeroportos do Brasil, o grip e tração são totalmente diferentes correndo com o mesmo tênis em piso molhado.
Isso porque a qualidade do asfalto do autódromo e dos aeroportos é muito melhor do que do Parque Ibirapuera e Av. Faria Lima.
É um asfalto mais abrasivo e com sistema de drenagem de água.
OS PRINCIPAIS CONCORRENTES DO FILA RACER CARBON
Alguns modelos que vou citar aqui e que coloco como concorrentes diretos do Fila Racer Carbon, são tênis que tenho ou já tive e que tem características parecidas com a do Racer Carbon.
Uma quantidade considerável de corredores costumam me perguntar se vale investir no Fila ou em um Alphafly, Vaporfly, Metaspeed Sky, Skechers Razor Elite ou o mais recente lançamento que é o New Balance RC Elite V2.
Particularmente eu não comparo o Racer Carbon com nenhum destes citados, do ponto de vista técnico, já que são completamente diferentes e pra mim estes modelos estão em um patamar bem acima.
Pra mim, os concorrentes diretos do Racer Carbon são:
Hoka Carbon X;
New Balance FuelCell TC;
Nike Zoom Fly;
e também o Mizuno Rebellion lançado recentemente no Brasil e com placa de fibra de vidro.
Considerando os quesitos conforto, como cada modelo veste no meu pé, a batida de cada modelo, durabilidade do solado e a resposta na decolagem, o Racer Carbon está um degrau acima do Zoom Fly, Carbon X e Mizuno Rebellion.
E comparando o Fila somente com o New Balance FuelCell TC, ambos empatam em durabilidade de solado e conforto com relação à como vestem nos pés.
O TC no meu ponto de vista, responde um pouco mais em virtude da densidade de espuma bem mais macia do que o do Racer Carbon, entretanto, perde bastante com relação à estabilidade.
Sinto meu pé desabar muito para dentro correndo com o TC. Neste caso, minha preferência é por mais estabilidade e aí o Racer Carbon fica a frente.
Se você está interessado em comprar um Fila Racer Carbon, mas está em dúvida se vale o investimento comparando-o com algum modelo que coloquei como concorrente direto, vale você experimentar e fazer um pé a pé com os que estiverem em sua lista para uma decisão final.
Não deixe o preconceito sobressair somente pelo fato do Racer Carbon ser um produto nacional.
F I C H A T É C N I C A
Categoria: Performance Trainer
Pisada: Neutra
Peso: 242gr – Tam 42
Drop: 6mm (30mm calcanhar / 24mm frente)
Valor: R$799,90
Tem 49 comentários
Olá, Rodrigo!
Tive fascite plantar e, desde então, preciso usar tênis especial para corrida. Uso Hoka mas me ofereceram o Fila Racer Carbon; fiquei em dúvida se este atende às minhas necessidades ortopédicas. Na loja não souberam falar sobre as diferenças. O amortecimento me pareceu bom, mas, como nunca usei placa de carbono, gostaria de ouvir sua opinião a respeito. Muito obrigada!!
Olá Ângela, tudo bem? Não recomendo tênis com placa de carbono de forma aleatória. A maioria dos tênis é muito instável e analiso uma série de fatores antes de recomendar um tênis com placa. Sobre o Fila Racer Carbon 2, é um bom tênis. Abs
Acabei de adquirir o Fila Racer Carbon, fiz um treino de 21km e ele me atendeu super bem. Estava pensando em fazer a maratona com ele, mas vejo pela sua postagem que talvez não seja um tênis adequado para longa distância. O que me diz?
Olá Vanessa. Td bem? De forma alguma.
Qualquer tênis atende dos 5km aos 42km.
É você que saberá se ele irá te atender na Maratona que quiser fazer, quando fizer o seu maior treino longo com ele.
Sem o teste real, tudo é uma suposição.
Abs
Olá Rodrigo, excelente análise.
Me tira uma dúvida??
Estava fazendo uns exercícios em curva fechada com o fila Race Carbon e torci o tornozelo grau 2. Nunca havia torcido antes, eu não tinha problema.
Será que a placa dificulta em mobilidades assim?? Curvas fechadas…
Grata,
Claudia
Olá Cláudia.Td bem? Não é a placa de carbono.
A instabilidade que pode ter ocorrido com você em curva fechada é relacionado ao seu tipo de aterrisagem, mecânica de corrida durante o ângulo da curva e a área medial do tênis.
Desde que foi lançado, nunca ouvi relato com relação ao Fila RACER Carbon referente á torção de tornozelo em curva.Abs
Oi Rodrigo, tudo bem?
Primeiro, obrigada pela análise! Está mt completa e esclarecedora. Mas queria pedir uma ajuda: pra primeira maratona, focando em conforto e em preservar a musculatura pra não sentir tanto as panturrilhas, e não tanto em tempo, vc recomendaria o racer carbon, o T2 ou o float maxx?
Olá Maria Clara, tudo bem? Se você não está preocupada em tempo, não faz muito sentido correr uma maratona com tênis com placa de carbono.
Experimente modelos de amortecimento como o Float Maxxi que você citou e veja com qual melhor você se adapta. Abs
Rodrigo, tudo bem meu amigo ?
Uso o Fila Float Maxxi, queria experimentar este carbon, será que o número seria o mesmo ?
Fiquei cabreiro por falar em pegar número menor, pela forma deste carbon
Olá Claudio, td bem? Se tiver a oportunidade, experimente antes, pois a forma do Float Maxxi para o Racer Carbon é bem diferente. Abs
Realmente deve ser muito bom o Racer Carbon eu peguei uma promoção do Mizuno Rebellion por 499 e estou gostando é em pouco estreito mas o que mais me chamou a atenção é o solado parece que não gasta com facilidade muito durável, e meu bolso agradece!
Bom dia, Rodrigo, tudo bem ?
A Fila lançou o Racer Carbon Tri com mudanças no cabedal.
Inclusive ele vem com cadarço e elástico para você escolher qual usar…
Já chegou a vê-lo ? O cabedal ficou melhor?
Um abraço.
Muito legal seu comentário, corri minha ultima prova também com o meu chegou a incríveis 1.300 km
estou procurando algo se há a possibilidade da troca da sola, Incrível que todas as partes estão perfeitas
inclusive todo os detalhes, tênis perfeito
se souber de alguma forma para restaurá-lo me avise abraços
Olá Aladim, td bem? Eu nao conheço ninguém que faça restauração, porém não sei se valeria a pena uma vez que mudaria a composição da borracha do solado. Abs
Rodrigo eu comprei um carbon na promoção de 640 cupon telegram e comprei outro essa semana por 560 outta cor realmente muito responsivo e economiza energia uso para treinos de tiros só que como so uso ele para competições e tiros nao tem nem 200 km estiver com 700 vou verba durabilidade
Fala Fabricio, td bem? Um bom tênis com ótimo custo benefício para o que ele oferece. Abs
Parabéns pela análise tão completa!
Fala Alisson, tudo bem? Obrigado por acompanhar o trabalho. Abs
Já estava pesquisando sobre este tênis, mas tive a certeza depois que li sua analise tão completa. Agora que possuo um modelo e já corri 311 km com ele, posso dizer com convicção que valeu apena o investimento. Ótimo custo beneficio. Tmj
Olá Alisson. Sem dúvida o Carbon RACER é um bom tênis com ótimo custo benefício para quem quer ter a 1ª experiência com um modelo de placa de carbono sem gastar uma fortuna. Abs
Você recomenda o fila Carbon para meia maratona, comprei para prova de Porto Alegre, meu primeiro com placa de carbono..
Olá, tudo bem? Ele é um modelo para qualquer distância.
Porém você deve conhecê-lo em seus maiores treinos longos (17/18KM), e se te atender bem nessa distância feita no treinamento, ele será uma boa opção na prova.
Caso não tenha feito este teste, terá de contar com um pouco de sorte.
Abs e Boa prova!!!
qdo resolvi investir em um tenis de carbono custo beneficio fiquei em duvida entre o Fila e o Saucony. Acabei escolhendo o fila carbon por ser fabricado no Brasil, valorizar o que é nosso. E confesso que estou muito feliz com a escolha. Excelente Tênis. Parabéns Fila
Olá Andreia, td bem? Parabéns pela escolha. Que bom que o tênis te atendeu bem. Abs
Gostei muito do seu artigo e esclarecedor. Estou acostumado a usar tênis de estabilidade, modelos como o GT-2000, O Guide e o Hurricane da Saucony. Para uma primeira experiência com tênis com placa, O Fila Carbon Racer seria um modelo interessante?
Fala Daniel, td bem? Modelos com placa de carbono, vestem de forma diferente de modelos sem placa. Não posso afirmar que o Racer Carbon é a melhor opção de carbono como 1ª experiência pois não sei se ele irá te gerar suporte e estabilidade dia te do seu grau de pronação uma vez que você usa somente modelos de estabilidade.
Sugiro que experimente as opções do seu interesse e então, decidir pelo que melhor te atende. Abs
Boa Rodrigo sempre perfeito e isento nos seu comentários deixando sempre bem claro a análise sobre o tênis.
Agradeço a sua dica pelo Racer Carbon , estou muito satisfeito!!
Abração
Glaussius, obrigado por acompanhar o trabalho. Abs
Parabéns pelo artigo. Excelente!!!
Tenho 3 racer carbon. Comprei o promeiro e gostei tanto que comprei mais 2 para fazer o treinamento para a maratona do Rio(desafio cidade maravilhosa). Estão com 550, 280 e 250 km respetivamente. Os solados estão perfeitos. Quero ver quantos KM’s vão durar. Agora eles estão guardados para o ciclo de treino pra maratona de Porto Alegre. Quando treino com eles, cinto que a recuperação pós treino é muito melhor em termos de não sentir o cansaço físico se comparado com os tênis sem placa que tenho.
Olá Wagner, obrigado por acompanhar. Esta sua percepção é real. Alguns tênis com placa de carbono possuem uma densidade de espuma
mais macia e diante deste fator, salvam mais a musculatura das pernas. Abs
Mais um excelente artigo Rodrigo!
Já tive um Zoom Fly 1, com placa de Nylon. Já consegui um desempenho melhor com ele, pretendo comprar o meu primeiro com placa de carbono em breve, na dúvida entre o Racer Carbon ou pagar um pouco a mais e pegar o Endorphin Pro em promoção, tendendo a ir para o segundo, pena que não consigo experimenta-lo antes…
Fala Anderson! Se conseguir um bom preço no Endorphin Pro, vale o investimento também! Abs
O Puma hoje está acima dele ou na mesma prateleira dos que você citou com mesmo nível?
Abs
Olá Douglas. Eu colocaria o Deviate Nytro em um degrau acima, junto com Vaporfly, Metaspeed Sky, Rocket X, NB RC Elite, Saucony Endorphin Pro e Adidas Adios Pro. Abs
Parabéns pelo artigo! Fila Carbon Race para mim foi uma grata surpresa. Tênis é muito bom!! Faço todo tipo de treino com este. Valeu cada centavo. Sou fã da marca Fila. Tenho o Kr5. Muito bons!!
Fala Alfredo, td bem? Realmente eles acertaram no desenvolvimento do Racer Carbon. Abs
Excelente artigo!! Esclareceu diversas dúvidas. Já já estarei com outro fila racer carbon! Parabéns!
Valeu por acompanhar o trabalho Womel. Abs
Boa tarde Rodrigo !!!
Eu uso o carbon para treinos de longas distância , melhor tênis que usei , estou voltando de contusão e nem estou correndo no meu Pace e sinto uma resposta legal !!!
Fala Washington, que bom que deu certo a adaptação. Abs
Olá Rodrigo , cheguei a comentar em um post seu no Instagram que o meu estava esquentando os pés , mas após trocar a palmilha esse desconforto sumiu , e ficou somente a grata surpresa do conforto que trás ao meu Aquiles após a corrida (já fiz cirurgia no tendão “ , pretendo adquirir outro tênis com plana , minha única dúvida é se compro outro Fila , ou se me arrisco no New Balance Tc , grato pelo artigo , abraços .
Obrigado Jorge! Se tiver a oportunidade experimente ambos para tomar a decisão.Abs
Rodrigo algum motivo específico para não citar os da Saucony? Não seriam também concorrentes diretos do Carbon? Pergunto porque eu uso kinvara pra todos os treinos, gosto muito… e o meu primeiro tênis de placa de carbono estou em dúvida entre o saucony endorphin pro (ou talvez speed) ou o Fila Carbon. Alguma dica comparativa entre esses? Obrigada! Excelente artigo como sempre 👏
Olá Rosaura,td bem? Veja, eu não citei nenhum modelo da Saucony, uma vez que o Endorphin Pro é o modelo de competição da marca com placa de carbono.
O Trainer performance porém com placa de Nylon é o Endorphin Speed.
Mas não há nenhum problema se você considera um dos modelos da Saucony como concorrentes do RACER Carbon.
Abs e Um ótimo de 2022!
Eu queria correr com vc Rosaura vc é mto linda me add no insta @caioalex88
Rodrigo, muito completo seu Review sobre o tênis. Acabei de comprar no site da Fila por R$629,91 com cupom de desconto de 10%.
Esperar chegar e dar um feedback aqui, valeu!
Olá Marcus, tudo bem? Espero que o tênis te atenda bem. Valeu
Rodrigo, mais uma artigo que vale apena a leitura.
Uma análise sensata e de grande valia para quem quer adquirir um tênis com placa.
Eu mesmo adquiri o Fila e ainda estou surpreso com o que o tênis entrega em diversos tipos de terrenos e treinos.
Forte abraço, bom 2022.
Obrigado pela confiança no trabalho Lucas! Ótimo 2022 pra vc!