DOIS MERCADOS EM QUE A MARCA CRESCE A CADA ANO
HOKA ABRE LOJAS DA MARCA EM NOVA YORK E CALIFÓRNIA
LOJA DA HOKA EM NY E CALIFÓRNIA: Desde que a Hoka foi comprada pelo grupo americano Deckers em 2013, o crescimento da marca que criou o conceito “maximalista” em virtude da altura da entressola nos tênis de corrida, foi ascendente a cada ano.
Apesar de estar longe do faturamento de Gigantes como a Nike, a Hoka tem chamado a atenção de seus concorrentes nos últimos anos com relação ao seu crescimento e faturamento.
Só no último trimestre deste ano de 2021 (Abril a Junho), a Hoka cresceu 95% com relação ao mesmo período de 2020, com um faturamento no período de U$213 milhões de dólares.
E obviamente este crescimento que deu início à partir de 2014, acaba chamando a atenção dos concorrentes diretos no mercado de corrida, fazendo com que alguns criem ações específicas de marketing para atrair os corredores usuários de Hoka.
Diante disso e considerando o próprio crescimento do mercado de running americano, principalmente em Nova York e Los Angeles, o grupo Deckers tomou a decisão de abrir duas Lojas próprias da Hoka.
Uma das lojas está localizada na 5ª Avenida próximo do conhecido Flatiron Buiding, em Nova York.
A outra loja também teve sua localização escolhida a dedo. Em Los Angeles a Hoka está presente na famosa Melrose Avenue entre Beverly Hills e West Hollywood.
Quem conhece a Melrose, sabe que nesta Avenida estão os estúdios da Paramount Pictures.
EM NOVA YORK A BRIGA ENTRE AS MARCAS SERÁ ACIRRADA
Eu sugiro aos corredores e triatletas, se estiverem indo para Nova York, seja a turismo, seja para correr alguma prova ou até para um compromisso profissional, se tiver tempo e oportunidade, que não deixem de visitar algumas lojas especializadas em corrida.
Vale a pena a visita em lojas como as “Flagship Store” (lojas de marcas próprias), como Nike, New Balance, Skechers e On Running, esta última, foi inaugurada em Dezembro de 2020 na Lafayette Street (Lower Manhattan).
Com o desembarque da On Running em Nova York e agora com a chegada da Hoka também com a abertura da sua 1ª loja, as já consagradas e presentes New Balance, Nike e Skechers com lojas bem estruturadas, terão trabalho pela frente.
Principalmente com relação às ações de marketing em manterem os clientes corredores, assim como, tentarem cativar os corredores dos concorrentes Hoka e On Running.
Além das Flagship Store que vale muito a visita, tem também algumas lojas especializadas espalhadas por Nova York como a bem estruturada New York Running Company.
Loja esta, operada pelo grupo Jack Rabbit que tem outras lojas na cidade, além de outras lojas como a Super Runners também especializada em corrida e presente em alguns endereços de Nova York.
A única marca que não está mais presente em NY com loja própria é a ASICS. Ela estava localizada na 5ª Avenida e fechou no final de 2020.
Eu tive a oportunidade de conhecer e não era um loja atrativa, com modelos de tênis inéditos ou de edições limitadas.
Espero que em algum momento, a ASICS retorne à Nova York com uma nova loja, considerando a quantidade de tênis de corrida que vem lançando.
* Clique aqui para ler o artigo onde falo sobre CONVERSÃO DE TAMANHOS.