UM INTERMEDIÁRIO QUE NÃO DECEPCIONA
BROOKS LAUNCH 8: Quando olhamos os modelos da americana Brooks presentes no mercado, de um modelo geral, eles não chamam a atenção pelo design e principalmente as cores.
Se destacam um modelo ou outro que tem cor mais chamativa, ou que seja uma edição comemorativa.
Mesmo o Brooks Hyperion Elite (modelo de competição com placa de carbono), não é um tênis que chama a atenção pelo design e cores.
No mercado americano sem dúvida que estes detalhes não fazem muita diferença com relação ao volume de vendas, considerando que a Brooks vem liderando o mercado americano há alguns anos.
Isso demonstra a confiabilidade que o corredor norte-americano tem pela marca e automaticamente no modelo que investe.
Acredito que o famoso slogan “Run Happy” tenha sua contribuição no crescimento da marca a cada ano, levando em conta os novos corredores que encontram na corrida, uma terapia que proporciona saúde e felicidade.
No Brasil, muitos corredores ainda não conhecem a marca e por aqui temos uma preferência por cores mais vivas e também o design.
Esse talvez seja um dos motivos pelo qual alguns corredores que já conhecem a marca e os modelos, ou mesmo os corredores que de alguma forma tem o 1º contato com Brooks, acabam optando por algum modelo da concorrência que esteja mais em evidência.
Eu já tive vários Brooks e a grande maioria me atendeu muito bem.
E os que mais tive foram o Ghost, alguns da série T Racer e o Launch. Este último modelo citado, está em sua 8ª edição.
É um modelo muito versátil que trabalha bem em treinos de rodagem, treinos de velocidade e provas, não deixando à desejar nada aos principais concorrentes.
Brooks Launch 8
Quais são os modelos equivalentes e o que esperar desta edição:
Minha primeira experiência com este modelo foi com a 2ª edição e à época, não tinha do que reclamar do ponto de vista técnico.
Fui no limite de durabilidade do tênis, levando em conta que a malha de cabedal foi destruída primeiro do que o desgaste do solado.
Acho que foram quase uns 950km com ele. A Brooks tem a característica de durabilidade dos tênis e o fato do solado estar mais “carregado” de borracha não reflete no amortecimento do tênis.
A composição de borracha utilizada pela Brooks não é rígida comparando com a borracha utilizada em modelos das marcas concorrentes.
Este fator reflete positivamente no amortecimento do tênis, já que não limita o trabalho da entressola.
A única atualização que o Launch 8 apresenta é a nova malha de cabedal que, comparada com o antecessor, está com as tramas abertas na área dos dedos e o colar de calce na área do calcanhar está um pouco mais elevado.
Comparo este design com o do New Balance FuelCell Propel V2 (clique para ler artigo).
A Brooks mudou o desenho da entressola, mas este fator é irrelevante com relação à mais ou menos amortecimento.
O solado vem se mantendo com o mesmo design e principalmente, composição de borracha de algumas edições antecessoras. E vem funcionando bem.
O Launch 8 já está sendo vendido no Brasil e por aqui, o coloquei como rival dos seguintes modelos:
Saucony Kinvara;
Adidas Boston;
ASICS Noosa Tri 12: considero o 12, pois ainda é possível encontra-lo no mercado, é mais equivalente ao Launch, do que o novo Noosa 13 (clique para ler artigo), que tem características de angulação e solado bem diferente do Launch;
On Cloudflow;
Skechers GoRun;
New Balance Beacon e
New Balance 890.
Um fator que a Brooks poderia alterar no Launch no eu ponto de vista é a redução do drop.
De qualquer forma, particularmente não acho que é um fator que faz grande diferença.
Para quem não conhece o modelo, acredito que vale a oportunidade de ao menos calça-lo.
Ele irá atender bem em treinos diários, treinos de velocidade, treinos de ritmo e provas, principalmente de longa distância.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Performance Trainer
Pisada: Neutra
Drop: 10mm
Peso: 262gr – Tam 42BR.
Preço: R$699,90
Tem 15 comentários
Tenho um Launch 8 e estou bem satisfeito. Uso ainda só para treinos, mas vou usar em meia maratona em breve. Muito confortável e não é pesado. Sobre o drop também não posso afirmar se faz diferença no meu desempenho, acho que os ganhos são maiores que eventuais perdas de resposta. Sou fã de Brooks e Hoka.
Rodrigo, parabéns pelo review, muito bom.
Eu estou buscando um substituto para meu Saucony Ride 14, que já passa dos 1000km
Eu queria um que tivesse bastante durabilidade pra chegar pelo menos próximo dos mesmos 1000km do R14.
Você considera que o launch poderia ser um bom substituto?
Fala Rafael, td bem? Cara, equivalente ao Ride considerando durabilidade é o Brooks GHOST 14. Abs
Bom dia Rodrigo!!! Feliz Ano Novo! Muito obrigada pelo Review do tênis. Atualmente estou treinando com o Fila Racer Speed e há alguns dias estou a procura de um tênis mais rápido porém que não perdesse demais em amortecimento. Então vi uma propaganda do Launch 8 mas nenhum Review em português até encontrar o seu! Valeu pela resenha e acredito que será esse o meu tênis eleito para o 1º semestre de 2022!!! Brigadão!!!!👍🏽
olá Ariane, td. bem? Obrigado por acompanhar o trabalho. Ele é um tênis ainda pouco conhecido no Brasil, mas, muito bom! Abs e excelente 2022 pra vc tb!
Opa, parabéns pela avaliação Man! Procurei e não encontrei, basicamente a diferença de um Brooks launch 8 e o gts 8?
Olá Anderson, td bem? Todo modelo GTS da Brooks é de estabilidade. Os que não tem a sigla, são neutros. Abs
Encontro esse tênis no Brasil?
Fala Andrei, td bem? Você encontra nas lojas da Centauro. Abs
Seus artigos são muito esclarecedores. Parabéns.
Faço treinos de rodagem e intervalados, visando meia maratona. Pelas características dos tênis, o Launch seria para intervalados e o Ghost para rodagem?
Fala Johellyson, td bem? Na prática sim. Porém se você tem uma estrutura corporal compatível (peso x altura), é possível utilizar o Launch para alguns treinos de rodagem também. Abs
Redescobri o meu Launch 6. Acredita? E tá muito gostoso correr com ele, novamente.. Deu vontade de adquirir esse modelo mais novo, mas vou esperar mais um pouquinho $$$ forte abraço, Rodrigo 😊
Abraços Dani.
Parabéns Roehniss pelo incansável trabalho de fazer avaliação dos tênis sem vínculo com as lojas que comercializam o produto.
Tá cheio na net de avaliadores de tênis que até colocam o link da loja e cupons de promoção.
Vou experimentar esse modelo, meu ghost 10 já rodou 850 Km, e o cabedal está com algumas fitas tampando rasgos, mas o solado ainda confiável.
Fala Reginaldo, td bem? Muito obrigado por acompanhar o trabalho. Abs