UM DOS MODELOS MAIS VENDIDOS NO MERCADO AMERICANO E POUCO CONHECIDO NO BRASIL
BROOKS GHOST 13: A Brooks é uma das marcas americanas de corrida respeitadas por corredores ao redor do mundo que conhecem a marca e que já tiveram pelo menos algum modelo.
Considerando somente o comércio de tênis de corrida, a Brooks até 2019 continuava na liderança em vendas de tênis.
Não sei como ficou o ranking em 2020, considerando a turbulência em que o mundo atravessa.
No Brasil, a 1ª passagem da marca foi em 2006, se mantendo presente até o final de 2009.
Era uma operação pequena e que, por problemas de gestão dos distribuidores, não vingou.
Em 2017 a Brooks retornou ao Brasil através do grupo SBF, controlador das lojas Centauro.
O que tenho notado conversando com corredores e que muitos conhecem a marca, sabem que ela está presente no Brasil, porém desconhecem a maioria dos modelos comercializados.
Desde que o 1º Ghost foi lançado em 2008, a Brooks obteve sucesso e as edições prosseguiram até a atual 13ª.
As últimas 3 edições, tiveram uma demanda em vendas considerável para a Brooks no mercado americano e a atual edição está um pouco mais macia do que o antecessor.
BROOKS GHOST 13
No conjunto geral é um modelo que tem muito mais fatores positivos do que negativos, considerando conforto, maciez, flexibilidade em virtude do desenho do solado, e durabilidade, marca registrada não só do Ghost, mas também de outros modelos da Brooks.
O que eu colocaria como um fator à ser melhorado, é a malha de cabedal que pode voltar à ter tramas mais abertas, facilitando a ventilação como eram nas edições iniciais.
E o drop que não entendo a razão de ser tão alto.
Eu coloco como principais concorrentes diretos do Ghost:
Saucony Ride;
Nike Pégasus;
Asics Cumulus;
Mizuno Prorunner;
Hoka Clifton.
Corredores adaptados à algum destes modelos, em uma oportunidade, experimente o Ghost e faça a comparação.
Um atrativo nestes períodos de tênis extremamente caros, é o valor competitivo do Ghost e também de outros modelos da Brooks comercializados na Centauro.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Amortecimento
Pisada: Neutra
Drop: 12mm
Peso: 296gr Tam 42
Preço: R$550,00
Finalidade: Treinos de rodagem.
* Leia mais sobre BROOKS REVEL 4 – Custo benefício e BROOKS HYPERION TEMPO: Nitrogênio : estes são os dois artigos que escrevi aqui no site sobre a marca.
Tem 17 comentários
Olá Rodrigo! Tudo bem?
Primeiramente parabéns pelo site! Gostaria de ter meu primeiro Brooks.
Estou na dúvida entre o Launch 8 e o Ghost 13, qual sua opinião?
Corro com Pegasus 37, Novablast, Adizero Boston 9, Fila Race Carbon e Cloudflow.
Muito obrigada
Olá Renata, td bem? O GHOST é equivalente ao Pegasus. Como você já corre de Pegasus, o GHOST pode ser a sua 1ª experiência com a marca. Abs
Olá, Rodrigo! tranquilo? Muito boa a análise do tênis, mas sigo com uma dúvida: tenho o pé muito chato, e por isso, tênis que tenham uma elevação/protuberância na região do arco plantar acabam me machucando. Como cada vez mais, os tênis tem vindo com essa protuberância para acomodar o arco, tem sido cada vez mais difícil achar calçados pra mim. gostaria de saber se os tênis da brooks, como o ghost e o glycerin, tem essa protuberância ou não, já que ficaa muito complicado ver isso por foto ou vídeo. de qualquer forma, muito obrigado, e parabéns pelo trabalho.
Fala Arthur, td bem? Diante da sua característica, é melhor experimentar modelos de estabilidade.
Sempre que puder, experimente o tênis antes de comprar.
No caso da Brooks seria melhor você experimentar o ADRENALINE GTS 21. Abs
Tenho um brooks ghost 13 e sinceramente, é o melhor que já conheci na minha vida. Já tive mizuno, asics,nike e nunca tive um tênis melhor que esse. Leveza e amortecimento sem igual. Precisava de um tênis pra atividades do dia a dia como academia, caminhada e corrida e me surpreendi com tanto conforto. Super recomendo.
Olá Sirlaine, td bem? realmente o GHOST é um ótimo tênis e ainda muito pouco conhecido na minha opinião. Abs
Ola, tenho pisada supinada, o medico me indicou uma palmilha, gostei do ghost 13 pela durabilidade. Usarei o tenis para caminhadas e academia. Seria uma boa opção pra colocar uma palmilha ortopédica?
Olá Henrique. Td bem?
Qual foi a razão do médico ter te indicado a utilização de palmilha ortopédica?
Se foi somente pela análise da sua pisada, não vejo qualquer necessidade na utilização da palmilha. Mas, na sua pergunta, vc não informou.
Com relação ao Ghost, nenhum modelo é uma boa opção para substituir a palmilha original pela ortopédica, já que a palmilha é mais pesada, além de outros fatores.
Abs
Eu gostaria muito de saber a diferença entre ele e o glycerin? Sou iniciante. Busco amortecimento pq sou grande e pesado (1,81m, 100kg). Atualmente uso um saucony kinvara 10.
Fala Cleber, td bem? A diferença do Ghost pro Glycerin é que este ultimo tem um pouco mais de amortecimento do que o Ghost. Mas, diante das características que vc passou, se optar por adquirir um BROOKS, creio que o melhor investimento seria o Brooks Levitate. A diferença do Levitate para o Glycerin: Levitate é o modelo premium de amortecimento da Brooks, por isso, dentre os 3, é o que mais tem amortecimento para a estrutura corporal informada.
O Kinvara realmente não sugeriria inicialmente, mas, se vc não está tendo problemas com ele, ok. O Kinvara é um intermediário já entrando numa condição de quase que performance. Abs
Boa tarde Rodrigo.
Belo artigo. Vou comprar um Ghost 13, pois meu Pegassus 36 está no final.
Estava na dúvida entre o brooks levitate 4 e glycerin 18, para revezar com o meu nimbus 22.
Acabei optando pelo glycerin. Espero ter acertado.
Olá Robson, td bem? O Glycerin é o concorrente direto do Nimbus, pois tem mais amortecimento. Se for se basear pelo equivalente ao Nimbus, você fez a compra certa. O Levitate é o modelo premium de amortecimento da Brooks, um pouco mais macio, e por esse fato, ele é um pouco mais instável. Mas, o Glycerin, comparado com o Nimbus, é mais leve e particularmente, acho mais macio tb. Abs
Boa tarde Rodrigo. Tenho um nimbus 22 e estava na dúvida entre o glycerin 18 e levitate 4.
Acabei optando pelo glycerin. Espero ter acertado.
Quanto ao Ghost 13, vou acabar adquirindo um, pois meu Pegassus 36 já está meia vida.
Gosto muito do seu trabalho. Parabéns.
Parabéns pelo Blog! Uma dúvida: entre o Ghost 13 e o Launch 6? Qual destes modelos se adapta melhor ao meu estilo: Tenho 1.76cm e 64 kg. Corro faz muitos anos; Uso o Launch 6 para rodagens: O Ghost 13 é mais adequado?
Olá Alfredo, tudo bem? Na verdade, não tem problema nenhum em rodar com o Launch. Ele é um intermediário que também faz um pouco da função de treino de velocidade, intervalado, entra meio que um trainer performance mais pela sua estrutura corporal, pode utilizá-lo para rodagem. O Ghost tem uma vida útil maior, entretanto é um pouco mais pesado que o Launch. Mas também te atenderia. Abs
Olá Rodrigo, parabéns pelo excelente trabalho. Tenho um ghost 10 que já rodou muito e não acaba. Gosto muito dessa marca e desse modelo. Concordo com vc em relação ao drop alto. É sempre um prazer ler suas avaliações. Abraço
Olá Reginaldo. Obrigado por acompanhar o trabalho. isso é uma características dos modelos da BROOKS, principalmente os modelos de rodagem, O Ghost, o Glycerin, que também é bem conhecido e que possuem um drop mais alto, mas ainda assim, independente da altura do drop, é um tênis que é muito respeitado e muito usado, principalmente lá fora. Abs