MIZUNO SHADOW 4 – ATUALIZAÇÃO QUE MOSTRA
QUANDO “MENOS É MAIS”
MIZUNO SHADOW 4 – Menos é Mais: Substituto do lendário modelo Sayonara, o Mizuno Shadow chega à sua 4ª edição totalmente repaginado.
Certamente ainda menos conhecido entre corredores e triatletas do que o Sayonara, que saiu de linha em sua 4ª edição.
Espero que o Shadow não tenha o mesmo destino, já que também chega na mesma edição e esta, é sem dúvida alguma, a melhor das 3 anteriores.
Quem conheceu o Sayonara irá se lembrar das 2 primeiras edições que foram melhores entre as 4, nas quais o destaque ficava por conta do solado com cravos na área do antepé.
Na 3ª e 4ª edição a Mizuno mudou o tênis para pior, com outro desenho e material de malha de cabedal com mais costuras, e um novo solado com o fim dos cravos, e mais composição de borracha.
Mudanças essas o que resultou em um tênis mais pesado e com menos cara de performance dos que as 2 edições antecessoras, e o desinteresse por parte dos corredores.
O Shadow foi lançado em 2016 e desde o seu lançamento, o tênis se mostrou superior do ponto de vista técnico aos últimos Sayonara, e as edições seguintes (2ª e 3ª), apresentaram atualizações somente na malha de cabedal, porém atualizações positivas.
MIZUNO SHADOW 4
O Shadow 4 lançado no final de Outubro de 2020, podemos dizer que, foi uma atualização radical por parte dos Japoneses da Mizuno.
É outro tênis. Não dá nem para comparar com o antecessor.
O Shadow veste muito bem em virtude da nova malha de cabedal sem qualquer sobreposição e com bom suporte aos pés.
E o destaque maior sem dúvida é a espuma de entressola com esta nova tecnologia que a Mizuno chama de Enerzy.
No caso do Shadow 4, é nítido que o tênis está um pouco mais macio do que o antecessor, porém com a mesma estabilidade que é uma característica na maioria dos modelos da marca.
E a famosa placa em termoplástico também presente em diversos modelos da Mizuno, foi extinta no Shadow.
Particularmente, nunca entendi qual a real eficiência desta placa, considerando que ela sempre está posicionada entre o calcanhar e a área medial do tênis.
E o Solado?
Outro diferencial nesta edição é o novo solado, com um desenho totalmente diferente e pouca composição de borracha e menor espessura.
Se por um lado estes fatores podem reduzir a vida útil do tênis, por outro contribuem juntamente com a nova entressola, em não deixar a batida tão seca.
Com este lançamento, a Mizuno brigará em igualdade de condições com modelos como:
Adidas Boston,
Asics Noosa Tri,
Brooks Lunch,
On Cloudflow,
Saucony Kinvara,
Skechers GoRun 7,
Nike Tempo Next % (apesar deste último ter características bem diferentes), entre outros.
É uma boa opção para corredores e triatletas que não tem interesse ou não se adaptaram aos modelos com placa de carbono.
FICHA TÉCNICA
Categoria: Performance
Pisada: Neutra
Drop: 8mm
Peso: 261gr – 41(M)
* Clique para ler o artigo aqui no Site onde escrevi sobre outro tênis de Performance, o New Balance Fuelcell TC versus RC Elite
Tem 6 comentários
Olá Rodrigo, parabèns pela análise!
E com o Fila KR5? o Shadow 4 continua entregando um pouco mais de maciez e conforto? Sendo o FKR5 mais indicado ainda para corredores mais experientes? com mais bagagem?
Fala Carlos. Td bem? Obrigado por acompanhar o trabalho. Eu ainda não tive nenhuma experiência com o novo Fila, dessa forma, não consigo te passar minha análise e nem estabelecer um comparativo ainda. Abs
Fala Ricardo! Td bem? E agora com o FKR5? Acredita que o shadow 4 continua mais macio?
Opa, boa! Obrigado, Rodrigo.
Ele é macio como o KR 4 (Fila)?
Fala Sandro, td bem? Comparando direto com o KR 4, o Shadow é um pouco mais confortável de batida, considerando que essa percepção, pode mudar de corredor para corredor. Abs