Shoe Count Mundial Ironman Havaí 2019: Não houve ou não foi divulgado?

Shoe Count Mundial Ironman do Havai sempre é uma referência e um dado estatístico muito importante para as marcas de tênis, assim como para a comunidade de triatletas e também de corredores ao redor do mundo.

Eu tenho acompanhado a divulgação do shoe count nos últimos 10 anos, sempre publicado pelo portal americano especializado em triathlon Triathlete.com e contagem realizada pelo experiente profissional Dave Jewell, que trabalha como consultor e pesquisador no mercado de esporte de endurance.

Lembrando o shoe count do Ironman Havaí 2018 (veja matéria: https://www.ativo.com/corrida-de-rua/shoe-count-kona-2018-hoka-mantem-hegemonia-e-nike-surpreende/ ) no qual a Hoka One One sagrou-se bicampeã, a “nem tão” surpresa ficou por conta da Nike, considerando que no shoe count do mundial de Kona 2017, a Nike foi a 8ª colocada e no ano passado ela ganhou 6 posições, ficando na vice-liderança á menos de 80 pares da Hoka.

Este salto na ranking deveu-se muito aos 3 principais modelos da marca que tornaram-se objeto de consumo em todo o mundo, que foram os modelos de performance Vaporfly 4%, Zoom Fly e Pégasus Turbo.

Obviamente que alguns triatletas que optaram por correr os 42km com Nike, podem ter utilizado outros modelos como o Vomero, Epic React e o Pégasus “regular”.

Após o resultado do shoe count de 2018, para mim era certo que a Nike venceria o shoe count no mundial deste ano.

Eu tive a oportunidade de estar presente no mundial em outubro de 2019 e nas duas semanas que antecederam a prova, era absurda a quantidade de atletas amadores treinando com Nike (principalmente o novo Vaporfly Next %), assim como outros modelos.

A Hoka One One, patrocinadora da parte de corrida da prova estava como sempre com um enorme espaço na Expo do evento e este ano, uma ação válida e importante, quem quisesse poderia testar ou melhor treinar com os modelos Carbon X com placa de carbono, Rincon e Clifton 6 sem qualquer custou ou obrigatoriedade de compra.

Acredito que este tipo de ação resultou em percentual em vendas considerável durante os dias que antecederam a prova.

Certamente foram bem poucos os atletas que compraram algum modelo Hoka e que optaram por correr com o tênis na prova.

A grande massa já tinha o tênis definido para a competição.

Normalmente o shoe count do mundial do Ironman Havaí é divulgado no máximo 3 ou 4 dias após a competição. Eu aguardei por quase duas semanas a publicação do resultado, porém não aconteceu.

Decidi enviar uma mensagem ao Dave Jewell e ele me disse que este ano não esteve em Kona para fazer o shoe count mas que alguém teria feito.

Conversando com ele novamente semanas atrás, para saber se realmente alguém havia feito o shoe count, ele me informou que este ano ninguém fez presencialmente.

Não tenho qualquer dúvida que se houvesse o shoe count este ano a Nike passaria como um rolo compressor pela Hoka, (tirando a diferença de pares do que foi em 2018 e praticamente abrindo um diferença parecida este ano), ficando em 1º no ranking, e a Hoka na segunda colocação.

Presenciei uma quantidade fora do normal durante os dias que antecederam a prova, de Vaporfly e Pegasus Turbo nos pés dos atletas treinando na extensão da Ali’i Drive, além de outros modelos da Nike mas em menor quantidade.

O fato de não ter ocorrido o shoe count, talvez tenha sido um “alívio” para a Hoka.

Apesar de saberem que a Nike dominou este ano, mesmo não tendo qualquer relação com o triathlon de longa distância, seja patrocinando evento ou patrocinando de forma oficial algum triatleta profissional, com este expondo a logo da marca e a própria marca trabalhando esta triatleta em ativações ao redor do mundo.

A minha projeção do que pode ter sido o ranking das marcas TOP 10 mais utilizadas no Mundial de Kona 2019, comparado com o ano anterior, considerando os aproximadamente 2.500 atletas inscritos na prova seria esta abaixo:

1. Nike 19% 465 pares

2. Hoka One One 16,5% 403 pares

3. Saucony 12,5% 306 pares

4. Asics 12% 293 pares

5. New Balance 8% 196 pares

6. Adidas 7,5% 183 pares

7. Brooks 6,5% 159 pares

8. On Running 6% 147 pares

9. Skechers 4% 98 pares

10. Altra 3% 73 pares

Total: 2.323 pares. A diferença de 123 pares (+/- 5%), entraria em “outros”, fracionados em diversas outras marcas.

O shoe count de 2020 será interessante de se acompanhar caso houver. Isto em virtude de outras marcas que estão entrando no mercado de modelos com placa de carbono como Asics, Brooks, Skechers, Saucony e mais algumas.

Vamos ver o que acontecerá dia 10.10.2020.

Veja os posts dos TOP 3 no Instagram: @ROEHNISS

* Clique aqui para ler o artigo no Site sobre o Shoe Count da Maratona de  SP.